https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11009
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.author | Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira | - |
dc.creator | Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:51:00Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:51:00Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11009 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende fazer uma avaliação no ensino de Ética Médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia, propondo elementos contributivos para a humanização da Medicina, através da análise das alterações introduzidas no currículo e na abordagem metodológica. A justificativa do tema é conseqüente à demanda da sociedade contemporânea que clama pela ³KXPDQL]DomR¥ dos médicos e da medicina. A evolução técnico-científica gerou uma gama de exames e procedimentos, dando um novo direcionamento à medicina científica ocidental contemporânea, afastando o médico da arte de curar. Este modelo não deve evoluir para o distanciamento da relação médico-paciente e sim para ser um auxílio diagnóstico e terapêutico. A pesquisa bibliográfica foi realizada através da utilização de livros-texto e de artigos publicados em revistas indexadas, que gerou o referencial teórico. Este material foi dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo foi abordada a conceituação de termos utilizados na área, como: ética, moral, deontologia, diceologia e ética médica. O segundo, foi dedicado à Bioética, com a contextualização, o histórico, os princípios e tendências. O terceiro abordou os códigos de ética e os códigos de ética médica. O quarto foi dedicado ao ensino, o ensino brasileiro a época da criação das escolas médicas e o ensino médico, com as principais reformas curriculares. O quinto capítulo, foi dedicado ao ensino de Ética Médica, através de questionamento de como, por que, quando, quem deve ensinar e como avaliar. Foi ainda realizada uma pesquisa documental e um levantamento através de análise quantitativa, utilizando questionários para os discentes e uma avaliação qualitativa, através de entrevistas para os docentes. O trabalho foi concluído com a percepção que muito ainda precisa ser transformado para que o ensino seja eficaz na transmissão de valores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Medical ethic | pt_BR |
dc.subject | Códigos de ética médica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de bioética | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de ética médica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ética médica | pt_BR |
dc.subject | Ética médica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Medical ethic teaching | pt_BR |
dc.subject | Medical ethic evaluation | pt_BR |
dc.subject | Bioethic teaching | pt_BR |
dc.subject | Medical ethic codes | pt_BR |
dc.title | Avaliação do ensino de ética médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia-Brasil: elementos contributivos para a humanização da medicina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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