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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10988
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Galeffi, Dante Augusto | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Tereza Cristina de | - |
dc.creator | Oliveira, Tereza Cristina de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:36:19Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:36:19Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10988 | - |
dc.description | 271 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa não centra o olhar nem na infância, nem na escola, mas no entrecruzamento desses dois acontecimentos da modernidade. Compreender como as crianças, entre seis e doze anos, residentes na região metropolitana de Salvador-Ba percebem a presença da escola em suas infâncias foi sua preocupação central. Residiu em compreender as construções ou reconstruções das crianças sobre a escola e suas formas de agenciamento nas suas infâncias. Como questões provocadoras da investigação destaco: Até que ponto as experiências vividas pelas crianças na escola mediam o discurso elaborado por elas sobre suas infâncias? Como as crianças percebem a si mesmas e as suas infâncias? Quais são as imagens elaboradas, a partir das crianças, que contextualizam suas localizações no mundo da escola? Como as crianças percebem a interpelação dos adultos nestas experiências e como negociam nesse jogo? Que saída as crianças apontam para uma relação com os adultos que as levem a uma alteridade? Os objetivos foram: conhecer a dimensão da mediação das experiências com a escola nos discursos elaborados pelas crianças sobre o ser-criança e suas infâncias; identificar e analisar as imagens construídas pelas crianças que contextualizam suas localizações no mundo das infâncias; conhecer a percepção das crianças, nesses espaços, sobre a forma como são interpeladas pelos adultos nas suas infâncias. Para a metodologia, assumi a abordagem qualitativa proposta pela fenomenologia –hermenêutica. No interior dessa abordagem, trouxe, para a condução desta investigação, o caminho de uma filosofia polilógica na construção do conhecimento proposta por Galeffi(2003).Utilizei entrevistas coletivas e individuais e cadernos de anotação para as crianças. Os resultados do esforço, ao trilhar estes caminhos nos levam a algumas conclusões: a escola é reconhecida, pelas crianças, como importante para transformá-las em um futuro adulto preparado para habitar a sociedade; entretanto, deixa claro que a execução do projeto educativo da escola para a infância não ocorre de forma harmoniosa, tranqüila, a infância não se configura de forma única, ao contrário, é socialmente desigual, perversamente diversa as crianças sabem que precisam de cuidados e dependam dos adultos, mas questionam a forma como são consideradas, denunciam o silêncio a que são submetidas; lutam, ainda que silenciosamente, para viverem uma infância em uma temporalidade própria; as infâncias sendo são fugas para espaços em branco, para o meio a meio, uma tentativa de realizarem-se como crianças, uma existencialidade reivindicada, a infancialidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Infancialidade | pt_BR |
dc.subject | Polilógica of educating | pt_BR |
dc.subject | Polilógica do educar | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Puerility | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.title | A infância e a escola: devaneios poéticos de crianças sendo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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