Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas, Joseania Miranda | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Neusa Maria Góes Marques | - |
dc.creator | Nascimento, Neusa Maria Góes Marques | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:29:39Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10980 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa concepções históricas e práticas educativas destinadas ao contingente de adolescentes, circunstancialmente institucionalizados em abrigo, em função da perda, definitiva ou temporária, dos vínculos familiares. Este estudo busca desvelar e refletir o impacto dos múltiplos processos educativos que visam à garantia da efetiva assunção da cidadania desses adolescentes, no momento do anúncio da sua desvinculação da instituição de abrigo, em decorrência da maioridade civil. Utilizando o referencial metodológico da descrição etnográfica, este estudo analítico sobre a adolescência inserida no contexto contemporâneo do abandono infanto-juvenil, no município de Salvador, compromete-se a fornecer um relato da expressão de adolescentes no momento do anúncio, expresso explicita ou implicitamente, da desvinculação da instituição de abrigo onde se encontram. A busca da compreensão dessa prática se deu através da lente da historicidade do abandono, a partir da transformação paradigmática do menor, como objeto de compaixão/repressão, presente no Código de Menores de 1927 e, na sua reformulação, em 1979, para uma nova concepção, a de sujeitos de pleno direito, através da Lei 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Através dessa legislação, o adolescente, teoricamente, passa a ser concebido como cidadão, fazendo-se necessário redirecionar a prática educativa, instituída com crianças e adolescentes circunstancialmente institucionalizados, para uma práxis educativa, que possibilite a educação cumprir seu papel de garantir a formação cidadã necessária ao convívio social igualitário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Institucionalização | pt_BR |
dc.subject | Abandono | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Abandonment | pt_BR |
dc.subject | Institutionalization | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Adolescência com prazo de validade: um estudo do impacto da prática educativa em instituições de abrigo de Salvador. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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