Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10974
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O pacto fraterno e a aliança nacional : análise dos romances Esaú e Jacó (Machado de Assis) e Dois irmãos (Milton Hatoum)
Autor : Costa, Mariana Rocha Santos
metadata.dc.creator: Costa, Mariana Rocha Santos
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo a discussão da representação literária do pacto fraterno e a forma como este se configura enquanto simbologia da aliança nacional. Tomando como ponto de partida o enredo bíblico de Esaú e Jacó, irmãos gêmeos que se digladiam no contexto familiar, pretende-se analisar de que forma os romances Esaú e Jacó, de Machado de Assis e Dois Irmãos, escrito por Milton Hatoum se apropriam desse motivo para comentar os conflitos nacionais, em épocas distintas da história do Brasil. Reflexões acerca da discórdia familiar, da figura do duplo enquanto inimigo primevo, das diversas acepções que o termo ‘nação’ abarca, bem como do papel que cada um dos personagens gêmeos desempenha no decorrer das tramas, são conduzidas pelo intuito de iluminar as relações possíveis entre os textos literários e a história. Este estudo focaliza a premissa de que uma sociedade apenas se estabelece através de pactos. Os romances ora analisados também ilustram a forma como os acontecimentos domésticos entram em conexão com o meio social.
Palabras clave : Nacionalidade
Fraternidade
Pacto
Machado de Assis
Milton Hatoum
Nationality
Brotherhood
Pact
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10974
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mariana Rocha Santos Costa.pdf666,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.