Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10954
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Rocha, Telma Brito | - |
dc.creator | Rocha, Telma Brito | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T16:54:37Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T16:54:37Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10954 | - |
dc.description | 212 f. : il. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou analisar o processo de produção discursiva, as práticas de cyberbullying dirigidas a professores no Orkut, os procedimentos e estratégias deste tipo de violência engendrado por meio do virtual. A pesquisa utilizou um plano de trabalho aberto e flexível, em que os focos da investigação foram constantemente revistos. Nesse sentido, optei pela Etnografia Virtual, uma abordagem de pesquisa que estende a tradicional noção de campo, localizada numa perspectiva presencial, para a observação das interações mediada por computadores. Fiz uso do estudo de caso de uma comunidade intitulada “Eu Odeio O Professor George!”. Através desta unidade em ação, pude analisar a dinâmica, o contexto do cyberbullying e suas relações. Utilizei as abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa para, na comunidade “Professores Sofredores”, realizar aplicação de 82 questionários on-line. Além disso, fiz observação participante de dois tópicos no fórum da comunidade. Nestes espaços, professores (as) revelaram o que sabem, o que fazem, as atitudes que constroem e usam para o enfrentamento da violência na escola, isto é, seus etnométodos, o que possibilitou realizar um levantamento de diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema, seus discursos e problematizações do cenário pesquisado. Sendo assim, integrei diferentes fontes e dados, realizando o que Macedo (2009b) denomina triangulação ampliada. Os resultados da análise dos discursos que engendram o cyberbullying possibilitaram chegar a três noções subsunçoras. A primeira delas emerge de duas principais fontes: a expressão de um autoritarismo pedagógico, marcada pela violência que rege as relações interpessoais em grupos sociais particulares, que se manifestam, muitas vezes, como uma normalidade no cotidiano dos alunos. A segunda, a diluição das hierarquias na internet, poder de participação e comunicação horizontalizada que potencializa o fenômeno do cyberbullying. Na terceira, encontram-se o reconhecimento do conflito instalado no âmbito educacional e as diferentes formas de enfrentamento do problema. Assim, este trabalho encontrou contradições importantes nas práticas de cyberbullying contra professores no Orkut. O ódio expresso nos discursos dos alunos, além de revelar violência para seus mestres, no revela importante fonte de compreensão das (práticas dos professores). Por outro lado, o discurso atual sobre formação valoriza, cada vez mais, o exercício contínuo da reflexão do professor sobre as consequências de suas ações na prática escolar. Percebe-se, contudo, neste trabalho que o professor ainda não consegue identificar na cultura escolar algumas fontes de violência, inclusive aquelas geradas pela sua própria prática pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Cyberbullying | pt_BR |
dc.subject | Orkut (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject | Grupos de discussão pela internet | pt_BR |
dc.title | Scr@ps de ódio no orkut: cyberbullying, contextos e ressonâncias da violência virtual que atinge o professor | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Telma Brito Rocha.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.