Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10890
Tipo: Dissertação
Título: Inclusão de crianças com deficiência visual na educação infantil.
Autor(es): Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
Autor(es): Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
Abstract: A escolarização da pessoa com deficiência vem passando por importantes mudanças conceituais, preconizando a inserção do aluno com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. A inclusão escolar vem ocorrendo de forma indiscriminada e maciçamente, numa velocidade que não está sendo acompanhada pela produção científica. Visando atuar nessa lacuna, esta pesquisa propõe estudar a realidade de duas crianças cegas, de 5 e 6 anos de idade, inseridas em classes regulares de escolas da cidade de Salvador e acompanhadas, nesse processo, pelo Centro de Intervenção Precoce do Instituto de Cegos da Bahia. O estudo ocorreu durante o ano letivo de 2003 nas salas de aulas inclusivas, tendo como aporte teórico as concepções de Vigotsky (1984, 1989,1997) e Bronfenbrenner (1996), sobre a importância da interação social para o desenvolvimento da pessoa humana. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa, com abordagem do tipo estudo de caso, utilizando-se da entrevista com os professores da classe comum e de apoio, e da observação e filmagem da interação dos alunos na sala de aula, com o objetivo de conhecer a realidade da inclusão escolar da criança cega. Os resultados revelaram que ocorreu efetivamente a interação social entre as crianças cegas e as crianças videntes, e que a mesma se deu em meio à superação de obstáculos diversos, os quais compreenderam a formação insuficiente do professor da sala regular, as condições físicas precárias das escolas, a inadequação do material didático e pedagógico, e questões afetivas como a rejeição, a indiferença, o rechaço do professor e dos colegas videntes, relacionadas à condição perceptiva da criança cega. A partir dos entraves identificados nesta pesquisa durante o processo de inclusão da criança cega, foi possível apresentar sugestões para a prática pedagógica inclusiva.
Palavras-chave: Infantile education
Special education
Inclusão escolar
Deficiência visual
Educação infantil
Educação
Educação especial
Visual deficiency
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10890
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Galvao, Nelma.pdf909,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.