Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10802
Tipo: Dissertação
Título: A felicidade a qualquer preço: um estudo sobre a construção do sentido de completude na publicidade contemporânea
Autor(es): Lima, Maria Ligia Leite Arruda
Autor(es): Lima, Maria Ligia Leite Arruda
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar o processo de construção do sentido de completude no discurso publicitário contemporâneo, procurando elucidar as suas condições de produção. Pretendemos mostrar que um dos dispositivos usados pelo discurso publicitário consiste na promessa de completude, expressa no oferecimento de um anunciante, produto ou serviço completo que poderá preencher o público-alvo através do consumo. Trabalhamos, primeiramente, com as contribuições teóricas da Psicanálise para mostrar que, ao prometer a completude, a publicidade busca responder ao mal-estar inerente à condição humana, oferecendo objetos de consumo, encobrindo a experiência psíquica do desamparo. Compreendemos que as peças analisadas estão inseridas num contexto histórico-social marcado pelo capitalismo, que institui uma determinada forma de constituição do laço social que privilegia a relação com o objeto de consumo. Em seguida, situamos a publicidade contemporânea como uma prática que instaura matrizes de sentido e contribui para a configuração e legitimação do espírito da época em que vivemos. A partir do instrumental teórico-metodológico da Análise do Discurso, analisamos peças publicitárias impressas em revista de circulação nacional. Verificamos que o sentido de completude relacionado à noção de ilimitado é uma importante marca das publicidades analisadas. Estas prometem a eliminação da falta e dos limites do ser em relação ao mundo, veiculando a liberdade incondicional e o acesso ao impossível, pois ao adquirir o produto o consumidor pode ser e ter tudo, onde e quando quiser.
Palavras-chave: Publicidade
Análise do discurso
Psicanálise
Contemporaneidade
Advertisement
Psychoanalysis
Contemporary times
Speech analysis
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10802
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maria Lima1.pdfparte 11,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao Maria Lima2.pdfparte 21,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.