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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Elaine Figueira Norberto-
dc.contributor.authorLima, Maria Ligia Leite Arruda-
dc.creatorLima, Maria Ligia Leite Arruda-
dc.date.accessioned2013-05-10T16:40:29Z-
dc.date.available2013-05-10T16:40:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10802-
dc.description116f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar o processo de construção do sentido de completude no discurso publicitário contemporâneo, procurando elucidar as suas condições de produção. Pretendemos mostrar que um dos dispositivos usados pelo discurso publicitário consiste na promessa de completude, expressa no oferecimento de um anunciante, produto ou serviço completo que poderá preencher o público-alvo através do consumo. Trabalhamos, primeiramente, com as contribuições teóricas da Psicanálise para mostrar que, ao prometer a completude, a publicidade busca responder ao mal-estar inerente à condição humana, oferecendo objetos de consumo, encobrindo a experiência psíquica do desamparo. Compreendemos que as peças analisadas estão inseridas num contexto histórico-social marcado pelo capitalismo, que institui uma determinada forma de constituição do laço social que privilegia a relação com o objeto de consumo. Em seguida, situamos a publicidade contemporânea como uma prática que instaura matrizes de sentido e contribui para a configuração e legitimação do espírito da época em que vivemos. A partir do instrumental teórico-metodológico da Análise do Discurso, analisamos peças publicitárias impressas em revista de circulação nacional. Verificamos que o sentido de completude relacionado à noção de ilimitado é uma importante marca das publicidades analisadas. Estas prometem a eliminação da falta e dos limites do ser em relação ao mundo, veiculando a liberdade incondicional e o acesso ao impossível, pois ao adquirir o produto o consumidor pode ser e ter tudo, onde e quando quiser.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBApt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectAdvertisementpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectContemporary timespt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.titleA felicidade a qualquer preço: um estudo sobre a construção do sentido de completude na publicidade contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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