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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.author | Sousa, Nayara Alves de | - |
dc.creator | Sousa, Nayara Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T19:59:49Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T19:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10612 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral desse trabalho é descrever os aspectos da trajetória de escolarização de crianças com lesão medular por mielomeningocele segundo a percepção de seus pais e professoras. Esse objetivo desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: destacar as peculiaridades da deficiência física no que diz respeito ao encaminhamento para inclusão escolar /social, descrever suas tentativas de retorno/ingresso a escola e analisar as variáveis da ordem dos comportamentos das professoras e dos pais dos alunos. Para tanto, resgatou-se a história de vida de duas crianças a partir dos relatos orais de suas mães e professoras. Esta abordagem metodológica foi triangulada com observação participante e com aplicação de entrevistas semi-estruturadas. Desta forma, este estudo evidenciou o caráter problemático da inclusão escolar de crianças com deficiência física assim como possibilitou, do ponto de vista dos resultados, a identificação de alguns obstáculos que precisam ser transpostos para garantir a qualidade da inclusão, tais como: compreensão da mielomeningocele conceitualmente equivocada por parte das professoras e ausência da comunicação entre pais, professoras e profissionais da saúde, de modo que o turno da fisioterapia seja oposto ao da aula. Finalmente, essa pesquisa pretende colaborar com o desenvolvimento da Educação Inclusiva/ Educação Especial, o que representa uma iniciativa no sentido de mobilizar mais estudos que preencham a lacuna existente no tocante à investigação de um tipo específico de deficiência física. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Meningomyelocele | pt_BR |
dc.subject | Spinal cord injury | pt_BR |
dc.subject | School trajectory | pt_BR |
dc.subject | Deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Mielomeningocele | pt_BR |
dc.subject | Lesão medular | pt_BR |
dc.subject | Trajetória escolar | pt_BR |
dc.subject | Physical disability | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Desafios à inclusão de pessoas com deficiência: aspectos da trajetória escolar de crianças com lesão medular por mielomeningocele. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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