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dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorSousa, Nayara Alves de-
dc.creatorSousa, Nayara Alves de-
dc.date.accessioned2013-05-08T19:59:49Z-
dc.date.available2013-05-08T19:59:49Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10612-
dc.description.abstractO objetivo geral desse trabalho é descrever os aspectos da trajetória de escolarização de crianças com lesão medular por mielomeningocele segundo a percepção de seus pais e professoras. Esse objetivo desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: destacar as peculiaridades da deficiência física no que diz respeito ao encaminhamento para inclusão escolar /social, descrever suas tentativas de retorno/ingresso a escola e analisar as variáveis da ordem dos comportamentos das professoras e dos pais dos alunos. Para tanto, resgatou-se a história de vida de duas crianças a partir dos relatos orais de suas mães e professoras. Esta abordagem metodológica foi triangulada com observação participante e com aplicação de entrevistas semi-estruturadas. Desta forma, este estudo evidenciou o caráter problemático da inclusão escolar de crianças com deficiência física assim como possibilitou, do ponto de vista dos resultados, a identificação de alguns obstáculos que precisam ser transpostos para garantir a qualidade da inclusão, tais como: compreensão da mielomeningocele conceitualmente equivocada por parte das professoras e ausência da comunicação entre pais, professoras e profissionais da saúde, de modo que o turno da fisioterapia seja oposto ao da aula. Finalmente, essa pesquisa pretende colaborar com o desenvolvimento da Educação Inclusiva/ Educação Especial, o que representa uma iniciativa no sentido de mobilizar mais estudos que preencham a lacuna existente no tocante à investigação de um tipo específico de deficiência física.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectMeningomyelocelept_BR
dc.subjectSpinal cord injurypt_BR
dc.subjectSchool trajectorypt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMielomeningocelept_BR
dc.subjectLesão medularpt_BR
dc.subjectTrajetória escolarpt_BR
dc.subjectPhysical disabilitypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesafios à inclusão de pessoas com deficiência: aspectos da trajetória escolar de crianças com lesão medular por mielomeningocele.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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