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dc.contributor.advisorLordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.contributor.authorSilveira, Olívia Maria Costa-
dc.creatorSilveira, Olívia Maria Costa-
dc.date.accessioned2013-05-08T19:29:08Z-
dc.date.available2013-05-08T19:29:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10611-
dc.description.abstractEste trabalho analisou o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem com objetivo de investigar a percepção de mudança desses jovens quanto à escolarização e o mundo do trabalho. A partir da proposição de Minayo que enfatiza a análise de políticas públicas através da observação das mudanças que provocam, buscou-se compreender o conceito de mudança com base na sociologia (mudança social) e na psicologia (processos de mudança do indivíduo), com foco na relação aprendizagem – mudança. Para situar a discussão, foram trazidos conceitos de juventude e políticas públicas. Também se buscou entender a diferença entre educação e escolarização, assim como as novas exigências do mundo do trabalho. A partir desse quadro teórico, a investigação foi conduzida em três eixos: a continuidade do processo de escolarização, alterações em relação ao mundo do trabalho e impacto sobre atitudes e valores dos sujeitos. Os dados foram levantados em uma amostra de egressos residentes em Salvador – Bahia. Foram utilizadas abordagens quantitativa (especialmente survey, com aplicação de questionários com 194 egressos do Programa) e qualitativa (realização de dois grupos focais com 14 jovens que também participaram do survey), além de análise de documentos na busca por maior compreensão sobre o Programa e as percepções de seus beneficiários. Como resultado observou-se que, das mudanças percebidas pelos jovens, algumas são mais valorizadas que outras. A conclusão do ensino fundamental aparece como o principal ganho para os jovens entrevistados, pois lhes trouxe novas perspectivas e aumento da auto-estima e confiança. Já a qualificação profissional oferecida pelo Programa foi apontada como muito aquém das expectativas dos sujeitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectProjovempt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectpolítica pública de Juventudept_BR
dc.subjectYouth Public policypt_BR
dc.titleO unicórnio e o rinoceronte : análise do ProJovem a partir de seus beneficiários.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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