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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Indústrias criativas e classe criativa: um estudo de caso dos ocupados em atividades criativas na região metropolitana do Salvador em 2005.
Autor : Franca, Cesar de Oliveira
metadata.dc.creator: Franca, Cesar de Oliveira
Resumen : Esta pesquisa apresenta informações sobre as indústrias criativas, um conjunto de atividades econômicas relacionadas com o segmento cultural, que evidenciam a crescente imbricação entre a esfera da economia e da cultura. A investigação se concentra na identificação das principais características dos ocupados em indústrias criativas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no sentido de se formatar um perfil dos mesmos e compará-los com os demais ocupados em atividades econômicas na região. No primeiro momento, realiza-se uma revisão da literatura que trata da relação entre cultura e economia. Apresentando o processo de submissão da cultura à lógica mercantil no início do século XX, e a incorporação de insumos intangíveis, inclusive culturais, no processo produtivo, vale dizer, nas mercadorias carregadas de atributos simbólicos. Entre esses insumos, destaca-se a criatividade. O termo indústrias criativas surge no final dos anos 1990, concebido como instrumento de políticas públicas voltadas à promoção do desenvolvimento econômico regional, articulado com a economia global. Do conceito indústrias “criativas” se desenvolve a idéia de cidades criativas, que designa a aplicação de políticas dessa natureza à regeneração de antigas cidades vítimas do processo de desindustrialização. Neste contexto, ganha centralidade a controversa teoria da classe criativa, que vincula o desenvolvimento regional à presença de um grupo de profissionais do setor de serviços intensivos em conhecimento. Esses seriam atraídos para locais que desenvolvessem os 3T´s - talento, tecnologia e tolerância. Nessa dissertação, buscase, através de uma ótica multidisplinar, identificar, a partir de fontes de dados secundários disponíveis, quem são e como se caracterizam os trabalhadores do segmento criativo da RMS, região que se destaca no contexto cultural do país.
Palabras clave : Indústria criativa
Economia da cultura
Classe criativa
Cidade criativa
Creative industries
Creative city
Economy of the culture
Creative class
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10610
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)

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