Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10610
Tipo: Dissertação
Título: Indústrias criativas e classe criativa: um estudo de caso dos ocupados em atividades criativas na região metropolitana do Salvador em 2005.
Autor(es): Franca, Cesar de Oliveira
Autor(es): Franca, Cesar de Oliveira
Abstract: Esta pesquisa apresenta informações sobre as indústrias criativas, um conjunto de atividades econômicas relacionadas com o segmento cultural, que evidenciam a crescente imbricação entre a esfera da economia e da cultura. A investigação se concentra na identificação das principais características dos ocupados em indústrias criativas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no sentido de se formatar um perfil dos mesmos e compará-los com os demais ocupados em atividades econômicas na região. No primeiro momento, realiza-se uma revisão da literatura que trata da relação entre cultura e economia. Apresentando o processo de submissão da cultura à lógica mercantil no início do século XX, e a incorporação de insumos intangíveis, inclusive culturais, no processo produtivo, vale dizer, nas mercadorias carregadas de atributos simbólicos. Entre esses insumos, destaca-se a criatividade. O termo indústrias criativas surge no final dos anos 1990, concebido como instrumento de políticas públicas voltadas à promoção do desenvolvimento econômico regional, articulado com a economia global. Do conceito indústrias “criativas” se desenvolve a idéia de cidades criativas, que designa a aplicação de políticas dessa natureza à regeneração de antigas cidades vítimas do processo de desindustrialização. Neste contexto, ganha centralidade a controversa teoria da classe criativa, que vincula o desenvolvimento regional à presença de um grupo de profissionais do setor de serviços intensivos em conhecimento. Esses seriam atraídos para locais que desenvolvessem os 3T´s - talento, tecnologia e tolerância. Nessa dissertação, buscase, através de uma ótica multidisplinar, identificar, a partir de fontes de dados secundários disponíveis, quem são e como se caracterizam os trabalhadores do segmento criativo da RMS, região que se destaca no contexto cultural do país.
Palavras-chave: Indústria criativa
Economia da cultura
Classe criativa
Cidade criativa
Creative industries
Creative city
Economy of the culture
Creative class
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10610
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.