Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.contributor.author | Aires, Maria Lourdes Fernandez Gonzalez | - |
dc.creator | Aires, Maria Lourdes Fernandez Gonzalez | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T18:58:09Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T18:58:09Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10602 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a responder ao questionamento: de que condições, do ponto de vista tecnológico, dispunha o Estado do Tocantins para criar um curso de educação a distância? Para orientar o processo de construção da resposta a essa pergunta, o trabalho tem como objetivo geral reconstituir, em uma perspectiva analítica, a história da inserção das tecnologias da informação e comunicação no estado do Tocantins e suas relações com a educação, em especial com a Universidade do Tocantins. Como objetivos específicos, localizar e analisar, nos panoramas nacional e regional, as primeiras experiências de teleducação, telensino e telepresencialidade; situar, no contexto tocantinense, as políticas e ações educacionais facilitadoras de um curso de formação de professores na modalidade telepresencial, prenunciadora da educação a distância; e verificar a presença de conceitos que vinculem os documentos das políticas públicas educacionais no Tocantins à sociedade da informação e da comunicação. Foram analisados, nesse processo, os documentos oficiais proponentes de planos e estratégias de desenvolvimento para o estado do Tocantins e sua educação, correspondentes ao período de 1989 a 2000, e recorreu-se a atores sócio-educacionais presentes na implantação das tecnologias da informação e comunicação no estado, como gestores ou como coordenadores operacionais. Para coletar as informações, usamos a entrevista semi-estruturada, por acreditar que ela permitia uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. O registro de dados pessoais, de contextos históricos e de conjunturas políticas formou um roteiro mínimo, a partir do qual buscamos compreender o significado dado pelos atores educacionais aos diferentes aspectos do processo de implantação da tecnologia de educação a distância no Estado do Tocantins e o entendimento deles sobre tecnologia e sociedade da informação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Información | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnología | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Sociedade da Informação | pt_BR |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Sociedad de la información | pt_BR |
dc.subject | Educación a distancia | pt_BR |
dc.title | A telepresencialidade educativa no Tocantins: sinalizações de uma trajetória em construção | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
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