https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10600
Tipo: | Dissertação |
Título: | A práxis nossa de cada dia: significados da experiência refletida e da reflexão experienciada. |
Autor(es): | Seixas, Maria Luiza Coutinho |
Autor(es): | Seixas, Maria Luiza Coutinho |
Abstract: | A presente dissertação é um estudo que tem como intenção analisar a construção de significados de práxis por alunos do Curso de Pedagogia da UFBA. Seu delineamento teve como base teórico metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa, através da perspectiva epistemológica multirreferencial e do aporte crítico fenomenológico. O levantamento de dados e informações se processou por meio de instrumentos de investigação (questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas); de observação direta; e de pesquisa documental. Os dados e informações obtidos foram analisados e interpretados, fundamentalmente, à luz do método de Análise Contrastiva. A primeira parte desse trabalho focaliza os significados de práxis construídos pelos alunos, contrastando informações levantadas, referenciais teóricos e observações de campo. A segunda enfoca a compreensão de práxis pedagógica revelada pelos estudantes, examinando como os resultados do processo de significação influenciam a (re)elaboração de práticas educativas; e a terceira discute as contribuições do currículo do curso investigado para os processos de significação e (re)elaboração da práxis indicadas pelos entrevistados. |
Palavras-chave: | Significados de práxis Educação Práxis pedagógica Currículo Práticas curriculares Meanings of praxis Pedagogic praxis Curriculum Curricular practice |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10600 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Luiza Seixas.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.