Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10561
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O que é uma experiência educativa?
Autor(es): Mogilka, Maurício
Autor(es): Mogilka, Maurício
Abstract: Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias.
Palavras-chave: Experiência
Experiência educativa
Educação emancipatória
Editora / Evento / Instituição: Revista Tempos e Espaços em Educação - UFS
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10561
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O que é uma experiência educativa.doc88,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.