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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorSouza, Verônica dos Reis Mariano-
dc.creatorSouza, Verônica dos Reis Mariano-
dc.date.accessioned2013-05-08T12:17:55Z-
dc.date.available2013-05-08T12:17:55Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10553-
dc.description193f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa histórico-social e de entrevistas, desenvolvidas para apreender a genealogia educacional dos surdos de Aracaju,produzindo uma contribuição pioneira para a historiografia da educação em Sergipe. Para sua realização, foi necessário superar o silêncio da academia a respeito deles,apesar de a surdez ser assunto na imprensa de Sergipe desde a segunda metade do século XIX, quando Tobias Rabello Leite, natural desse estado, divulgou, no Jornal do Aracaju, várias notícias do Imperial Instituto dos Meninos Surdos-Mudos, sediado no Rio de Janeiro, a primeira instituição brasileira do gênero. Tobias Leite foi seu primeiro diretor e desenvolveu um importante e original trabalho na área da surdez, durante a parte mais produtiva de sua vida, o que o faz merecedor de uma atenção especial neste estudo. Também as leis que trataram dos problemas da surdez e suas implicações, individuais e sociais, foram estudadas e, ainda, os diagnósticos médicos nos processos judiciais de interdições e curatela, cujas decisões sempre foram desfavoráveis aos surdos. Foram analisadas, então, as posições e perspectivas referentes à educação e assistência aos surdos, da sociedade e de políticos, concentrando-se no trabalho do Senador Carvalho Neto, que apresentou, em 1921, projeto de lei importante ao Congresso Nacional, apesar de malsucedido, e de Antônio Garcia Filho, que desempenhou um papel muito importante na área estudada. Por fim, foram abordadas as iniciativas pioneiras na educação de surdos, em Sergipe, destacando o Centro de Reabilitação Ninota Garcia, inaugurado em 1962, e as primeiras turmas especiais de alunos surdos, implantadas década 1980, da rede pública de ensino. Os dados coletados permitiram uma visão da grade curricular, dos recursos utilizados e da rotina escolar, como também das ideologias predominantes na formação de professores e, finalmente, as percepções e vivências de todos os atores envolvidos, docentes e discentes, quanto às metodologias utilizadas. Foi comprovada a incapacidade da escola para educar o surdo nos moldes convencionais, devido a sua vocação para a permanência dos processos pedagógicos, sendo constatado que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é o recurso inicial necessário para a verdadeira emancipação dos surdos e sua inclusão social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectEducação de surdopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical skillspt_BR
dc.subjectHistory of the educationpt_BR
dc.subjectDeaf person educationpt_BR
dc.titleGênese da educação dos surdos em Aracajupt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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