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dc.contributor.advisorPretto, Nelson de Luca-
dc.contributor.authorRocha, Telma Brito-
dc.creatorRocha, Telma Brito-
dc.date.accessioned2013-05-08T12:14:12Z-
dc.date.available2013-05-08T12:14:12Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10545-
dc.description131f.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar o uso do Programa TV Escola, uma política pública desenvolvida para fortalecimento da Educação no Brasil, através da introdução de tecnologias na escola. A pesquisa foi desenvolvida numa rede de ensino no interior do país, o que nos oportunizou ter uma visão do local, das singularidades de um sistema educativo situado na região nordeste. Utilizamos a metodologia qualitativa e quantitativa de pesquisa, o que permitiu identificar a infra-estrutura tecnológica do Programa nas 30 escolas da rede, as principais práticas pedagógicas com o uso do kit tecnológico (televisor,videocassete, antena parabólica, receptor de satélite, estabilizador de voltagem e 10 fitas VHS). O estudo buscou conhecer também o Programa numa perspectiva mais global, através de uma revisão bibliográfica da temática no país, a conjuntura política atual, a migração para o modelo digital de transmissão, estrutura e funcionamento. A partir daí, foram identificados os fatores que operam como facilitadores e /ou obstáculos a sua plena utilização na capacitação docente, no uso da sua programação como material didático na rede municipal de ensino de Irecê. O resultado revelou que se fazem necessários: gestão compartilhada entre secretaria municipal, estadual e o ministério para que a manutenção e funcionamento do Programa possam ser garantido no âmbito das escolas; política de valorização do magistério através de capacitação docente, melhores salários e condições de trabalho para que esses professores venham a explorar o potencial dessas tecnologias na sua prática educativa; articulação do TV Escola ao currículo da rede, a partir de um projeto pedagógico construído pelo coletivo de professores, coordenadores, gestores e técnicos da Secretaria, a fim de definir um programa de trabalho que possa intensificar o uso das tecnologias nas escolas do município. Sendo assim, emerge a necessidade de reavaliação das políticas que norteiam esses programas, principalmente a compreensão de "modernização da escola pública brasileira", através de ênfase na instrumentalização da escola sem que se desenvolvam outros elementos fundamentais como a capacitação dos professores e manutenção desses programas para que essas políticas funcionem como fatores de inclusão social, oportunizando novas formas de agir, pensar e de se construir conhecimentos na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectPrograma tv escolapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTv escola programpt_BR
dc.subjectPedagogic practicept_BR
dc.subjectEducational public policiespt_BR
dc.titleO programa tv escola no município de Irecê: limites e possibilidades da educação a distância no interior do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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