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dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorLacks, Solange-
dc.creatorLacks, Solange-
dc.date.accessioned2013-05-07T16:38:44Z-
dc.date.available2013-05-07T16:38:44Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10478-
dc.description286f.pt_BR
dc.description.abstractO estudo insere-se na área de concentração "Educação, sociedade e práxis pedagógica", especificando-se nas linhas de pesquisa "Currículo e tecnologias de informação" e "Estudo e pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer", do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia. Investe-se na formação de professores, no que tange à prática como articuladora do conhecimento no currículo, seus nexos com projetos históricos de universidade e de formação humana, perspectivando sua qualificação pedagógica, científica e política. Para tratar dessa problemática, atentou-se para posições teóricas sobre a relação trabalho-educação, destacando a compreensão de projeto histórico, luta de classes e práxis. Os dados foram coletados a partir da análise de documentos e de dois campos empíricos, o curso de Educação Física da UFBA, suas condições de oferecimento e proposições curriculares, e a "Atividade Curricular em Comunidade: Ações Interdisciplinares em Áreas de Reforma Agrária", projeto pedagógico-experimental da UFBA. A análise ocorreu, considerando-se embates, entre governo, docentes, discentes e movimentos sociais, relacionados a projetos de universidade e de formação de professores. Apuraram-se, então, as relações entre geral e específico, segundo três categorias: contradição, possibilidade, totalidade. Na literatura, nos documentos e experiências pedagógicas, reconhecem-se contradições e possibilidades na formação de professores. Na licenciatura, vislumbra-se o trabalho alienado, próprio do modo de produção capitalista, mas não mecanicamente e, sim, mediado por um trabalho pedagógico e pela luta política direcionada, o que é alterável como práxis social. O pressuposto central, por conseguinte, é o de que a formação do professor em Educação Física, marcada por antagonismos de projetos, dá-se na contradição entre teoria e prática, cuja superação passa, necessariamente, pela consideração do trabalho como articulador do conhecimento, ou seja, pela prática qualificada pedagógica, científica e política. A análise dos nexos entre trabalho pedagógico e dada concepção de formação permite verificar a dicotomia entre teoria e prática como principal contradição do processo qualificação-desqualificação da formação. Acrescentam-se as relações entre trabalho coletivo e individual, alienação e "desalienação" e as de autodeterminação como contradições tanto em licenciaturas, em toda a universidade, como em movimentos sociais organizados, o campo da ação pedagógica para a formação dos universitários. Reconhece, enfim, com base na dinâmica do real e no movimento do capital que acentua suas contradições históricas, que a resistência e a prática qualificada pressupõem suas referências no projeto histórico para além do capital, na formação política, na consciência de classe, na organização revolucionária.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectArticulação curricularpt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectPráxis socialpt_BR
dc.subjectCiências humanaspt_BR
dc.subjectTeachers? upbringingpt_BR
dc.subjectSocial praxispt_BR
dc.subjectPedagogical workpt_BR
dc.subjectCurricular articulationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleFormação de professores: a possibilidade da prática como articuladora do conhecimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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