Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10477
Tipo: Dissertação
Título: O impacto do programa "educar para vencer" no desempenho de dirigentes na escola pública baiana: estudo de caso sobre avanços e possibilidades.
Autor(es): Ferreira, Sônia Maria Moraes
Autor(es): Ferreira, Sônia Maria Moraes
Abstract: Este trabalho investigou o impacto do Programa "Educar para Vencer" com relação ao desempenho de dirigentes portadores de certificação ocupacional na escola pública baiana. O objeto deste estudo contemplou a prática dos dirigentes "certificados" e não "certificados" em duas escolas de médio porte da rede estadual, localizadas na periferia do Salvador, que oferecem o ensino fundamental de 1ª à 4 série. A pesquisa ocorreu entre 1999 e 2002. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter quali-quantitativo, que contribuiu para a compreensão aprofundada do objeto de estudo. Foram realizadas análise documental, observações de campo no cotidiano escolar, aplicação de questionários e entrevistas com uma amostra composta por sujeitos das comunidades escolar e local. Os resultados indicaram que a certificação ocupacional obteve pouco impacto nos índices de rendimento escolar; o desempenho dos dirigentes trouxe melhorias nos resultados administrativos, basicamente, isto porque a dimensão pedagógica está suscetível a variáveis do contexto social, político e econômico; o modelo esperado para o dirigente advém de uma bagagem cultural acumulada, experiência vivencial na escola, abertura para as mudanças, participação em redes de atuação nas comunidades e no fortalecimento e implementação das políticas de sucesso da escola. As análises evidenciaram, dentro do processo de democratização, um período de transição na forma de gerir a escola pública democrática e participativa com base em objetivos acordados no "Contrato Gestor". O desempenho dos dirigentes "certificados" provocou uma mudança no clima organizacional. Eles têm demonstrado mais autoconfiança no desempenho de suas funções, na validação da sua permanência no cargo e mais vontade de continuar estudando para se manterem atualizados e aptos a enfrentar mudanças no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Desempenho
Dirigentes
Gestão escolar
Clima organizacional
Liderança
Políticas públicas
Politiques publiques et leadership
Climat organisationnel
Administrateurs scolaires
Gestion scolaire
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10477
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ Sonia Ferreira.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.