Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10453
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O pensar e o conhecer na investigação pedagógica |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Abstract: | O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social. |
Palavras-chave: | pensamento; conhecimento; pragmatismo; educação libertadora |
Editora / Evento / Instituição: | Revista da FACED - UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10453 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O pensar e o conhecer.pdf | 191,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.