Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10453
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O pensar e o conhecer na investigação pedagógica
Autor(es): Mogilka, Maurício
Autor(es): Mogilka, Maurício
Abstract: O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social.
Palavras-chave: pensamento; conhecimento; pragmatismo; educação libertadora
Editora / Evento / Instituição: Revista da FACED - UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10453
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O pensar e o conhecer.pdf191,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.