Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10276
Tipo: Dissertação
Título: Educação para produção de conhecimento politicamente comprometido: ... e o que as tecnologias de informação e comunicação tem a ver com isso?.
Autor(es): Gadelha, Gustavo
Autor(es): Gadelha, Gustavo
Abstract: As tecnologias da informação e da comunicação transformaram nossas vidas, nossas casas, as ruas, bancos, shoppings, as relações humanas, nossas expectativas, limites e possibilidades. Entretanto as salas de aula permaneceram intactas, com estruturas e processos antiquados, reproduzindo um modelo de sociedade bipolarizado, em que os mais fortes falam e os mais fracos calam. Os mais fortes a velha classe burguesa, com escolas comprometidas com a formação epistemológica de seus pupilos, futuros produtores de conhecimento, preparados para solucionar problemas. Os mais fracos, a plebe explorada e miserável, inseridos em processos formativos reprodutores da informação, preparados para operar ordenada e controladamente o maquinário burguês. Processos e estruturas educacionais diferenciados para públicos diferenciados, com expectativas diferenciadas: alguns chegam a dizer que a estrutura de dominantes e dominados é parte da natureza humana, numa visão determinista que pretende tanto quanto toda a estrutura educacional vigente, sustentar o projeto neoliberal de sociedade. A educação que produz conhecimento politicamente comprometido busca discutir as questões estéticas e éticas da produção do saber, assumindo esta produção como uma ação consciente e crítica, responsável e objetiva, ideológica e etnológica, tecnológica e metodológica; uma educação que promove a reflexão sobre as relações e estruturas da sociedade neoliberal, e vislumbra a possibilidade de uma realidade diferente, menos polarizada, controlada, ordenada, e com mais oportunidades, liberdade, autonomia, justiça social. A mudança é possível. As tecnologias são exemplos vivos do movimento humano, da produção do saber que forma, conforma e transforma a vida; não é possível controlá-las ordená-las, submetê-las ao completo domínio humano; nem possível, nem necessário, nem desejado. Deixemos que a vida siga seu rumo, que o tempo se mova, que as tecnologias transformem: vamos nos concentrar na produção de conhecimento humano, na consciência ética-política de nossas produções, e na crença de que podemos formar, conformar e transformar a vida, sonhando, propondo e realizando um mundo mais humano e justo. Como objeto de estudo desta dissertação, uma experiência com adolescentes do Curso de Aprendizagem Industrial Básico do SENAI/BA, utilizando sistemas de videoconferência e um portal de aprendizagem na Internet, reforçando a identificação de oportunidades transformadoras, as “brechas” do sistema. É preciso acreditar que a mudança é possível.
Palavras-chave: Curso de aprendizagem industrial básico
Sistemas de videoconferência
Política
Estética
Ética
Produção do conhecimento
Tecnologias da informação e comunicação
Portal de aprendizagem
SENAI/BA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10276
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Gadelha1.pdfParte 11,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Gustavo Gadelha2.pdfParte 22,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.