https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10272
Tipo: | Dissertação |
Título: | O prazer de aprender: proposta educativa para o desenvolvimento da consciência estética e ética através da vivência teatral |
Autor(es): | Oliveira, Carla Mendes |
Autor(es): | Oliveira, Carla Mendes |
Abstract: | Trata-se de uma pesquisa propositiva teórico-prática para o tratamento dos temas transversais no ensino médio, com ênfase nas dimensões estética e ética, pela realização de oficinas teatrais e posterior montagem e apresentação de uma mostra cênica com os participantes. São sugeridos caminhos de ações educativas que permitam ao educando ressignificar o objeto de conhecimento de maneira criativa, reflexiva e prazerosa, levando-se em consideração as singularidades da adolescência, o espírito do tempo e as complexidades do mundo contemporâneo. Finalmente, esta proposta possui como princípio fundante, a perspectiva e a possibilidade concreta de uma Educação com a Vida, assim como, a necessidade premente de que professores e alunos estabeleçam uma parceria afetiva e efetiva, de desenvolvimento pessoal e coletivo, a fim de que transformações construtivas aconteçam na escola e no mundo. |
Palavras-chave: | Educação e vida Arte-educação Escola e prazer Ensino-aprendizagem Temas transversais Educação Contemporaneidade Education and life Arts-education School and pleasure Teaching and apprenticeship Transversals topics Education and contemporaneouss Theatre-education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10272 |
Data do documento: | 2002 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Carla Mendes.pdf | 639,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.