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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Iara Rosa-
dc.contributor.authorSilva, Erica Bastos da-
dc.creatorSilva, Erica Bastos da-
dc.date.accessioned2013-05-03T19:10:13Z-
dc.date.available2013-05-03T19:10:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10270-
dc.description113f.pt_BR
dc.description.abstractA partir das percepções de docentes da EJA, pretende-se fazer uma breve análise de como é tratada a questão das variantes linguísticas, tendo como campo empírico uma escola pública da rede municipal de Salvador. O trabalho discorre sobre a forma como os professores se posicionam diante das questões linguísticas que aparecem em sala de aula, durante o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Foram realizadas entrevistas e observações de aula com seis professores, tendo como técnica para análise de dados a Análise de Conteúdo, pautada em Bardin (2004). Para o desenvolvimento deste trabalho, buscou-se o respaldo teórico em autores da linguística (Saussurre, 1972; Benveniste, 1991), da Sociolinguística (Bagno, 2004; Cagliari, 1997) e da Educação (Freire, 1996; Soares, 2005). Sabe-se que a escrita apresenta uma convenção que, por muitas vezes, se estende socialmente às expectativas de manifestação da linguagem oral. Desse modo, os professores da EJA precisam conhecer a realidade linguística dos alunos para, a partir daí, trabalhar com as normas gramaticais utilizadas pela escola. É necessário ponderar as intervenções, para que o aprendizado ocorra da melhor forma possível. Acredita-se que a compreensão e o respeito dos docentes pela forma como os alunos se expressam podem melhorar a relação deles com a linguagem. Isso poderá minimizar preconceitos sociais e os próprios discentes terão a possibilidade de perceber que a escola é o principal espaço de aprendizagem formal. Sabe-se que as relações entre variantes (cultas, populares etc.) não são tão simples. Entretanto, elas se fazem necessárias dentro de um contexto em que os educandos adultos retornam para a escola e demandam a aprendizagem da forma de se expressar socialmente valorizada. Tais conhecimentos possibilitam uma atuação mais autônoma em nossa sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVariantes linguísticaspt_BR
dc.subjectNorma padrãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLinguistic variantspt_BR
dc.subjectLanguage patternspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.subjectTeachers graduationpt_BR
dc.titleDiversidade lingüística e norma padrão: um estudo sobre a formação lingüística do professor da EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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