Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, Maria Ornélia Silveira | - |
dc.contributor.advisor | Soares, Sandra Regina | - |
dc.contributor.author | Pereira, Antonio | - |
dc.creator | Pereira, Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T18:43:08Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T18:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10262 | - |
dc.description | 234f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa tese é um estudo sobre as representações sociais de educadores do Projeto Axé sobre a base epistemológica da educação social dessa Instituição. O objetivo foi conhecer as representações sociais desses educadores a partir da identificação do núcleo central e sistema periférico e da estruturação dos discursos através da entrevista e análise de conteúdo das matérias de jornais de circulação estadual e regional. E de posse dessas análises inferenciar sobre o processo de objetivação e ancoragem que são os elementos que permitem conhecer as representações construídas pelos sujeitos. As teorias de sustentação dessa pesquisa foram aquelas que compõem a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé, quais sejam, freireana, lacaniana, vygotskyniana, piagetiana, walloniana, além dessas utilizamos a Teoria das Representações Sociais para compreender o pensamento social dos educadores. A pesquisa foi na concepção da qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a Associação Livre de Palavras (ALP), análise de matérias de jornal e a entrevista semi-estruturada; respectivamente, analisadas pelo EVOC 2000, um software construído por Vérges com o objetivo de fazer analise quantitativa de maneira a indicar o núcleo central e sistema periférico de uma representação social, e pela Análise de Conteúdo a partir de Bardin. Na primeira fase deste estudo participaram 30 educadores que fizeram a ALP a partir do termo evocado referencial teórico da educação social do Projeto Axé e na segunda etapa as entrevista foram com 2 assessores pedagógicos e 13 educadores. Em ambas as etapas foram definidas as categorias, sendo que existiam aquelas a priore devido à natureza dessa pesquisa. Os resultados da análise de conteúdo das matérias jornalísticas demonstraram que o discurso presente é do referencial de Freire, Lacan e Piaget, ausente, portanto os referenciais de Vygotsky e Wallon. A ALP/EVOC mostrou que a base epistemológica é representada pelo referencial de Paulo Freire, pois são as categorias dessa teoria que se configuraram como núcleo central, sendo que a do referencial de Lacan e Piaget se encontram como sistema periférico, portanto o que é representado é um referencial, o de Freire. As entrevistas mostraram que existe um discurso razoavelmente estruturado em torno do referencial de Freire, porém a experiência dos educadores em relação ao diálogo pedagógico indica dicotomia entre o discurso e a prática. A objetivação e ancoragem dessas representações indicaram que o referencial de Freire torna familiar os outros referenciais: os de Lacan, Piaget, Vygotsky, Wallon; e que a ancoragem desse referencial esta no diálogo como conversação e como discurso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Objetivação | pt_BR |
dc.subject | Ancoragem | pt_BR |
dc.subject | Educadores sociais | pt_BR |
dc.subject | Projeto Axé | pt_BR |
dc.subject | Social education | pt_BR |
dc.subject | Social representation | pt_BR |
dc.subject | Objetivação | pt_BR |
dc.subject | Anchorage | pt_BR |
dc.title | Os educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
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