Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Verhine, Robert Evan | - |
dc.contributor.author | Santos, Raimundo Bonfim dos | - |
dc.creator | Santos, Raimundo Bonfim dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-02T16:11:51Z | - |
dc.date.available | 2013-05-02T16:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10241 | - |
dc.description.abstract | O tema central desta tese é a Cooperativa ? Escola, a qual é aqui identificada como instituição de natureza social que, de um lado, propicia a formação ampla do indivíduo e, do outro, funciona como instrumento de geração de posto de trabalho (emprego) e renda. Contudo, a questão que desponta é qual a categoria de Cooperativa-Escola que potencializa o trabalho educativo e, simultaneamente, a geração de emprego e renda? Esta questão desloca a investigação para outro ângulo na busca de encontrar mecanismo que responda às indagações que emergiram do problema. Nesse sentido, elaborou-se um Modelo de Avaliação, partindo da concepção de que o processo de construção do conhecimento assenta-se na informação pré-existente e é nutrido pela relação teoria-empiria. Daí, foram definidos os constructos, figurados nos eixos básicos: Cooperativa e scola. No constructo Cooperativa foram identificados quatro vetores básicos: o administrativo, o econômico, o social e a participação. No constructo Escola foram istinguidos três fatores como determinantes do seu desempenho: ambiência fsica escolar, corpo docente e operacionalidade. Para efeito de validação, o modelo foi testado nas unidades escolares do Estado da Bahia. Os principais resultados foram: a maioria das unidades nasceu no modelo cooperativa de pais, posteriormente avançou para o misto; atualmente, a categoria cooperativa de docente surge com tendência de hegemonia; as melhores condições para funcionamento de Cooperativa-Escola são as cidades com população entre 41.000 e 135.000 habitantes e, inversamente do esperado, os municípios com maior contingente de população e renda não se constituem no principal mercado para operação. No constructo Cooperativa, a categoria docente foi a que apresentou maior eficiência na gestão, sobressaindo a unidade de Nazaré, na primeira colocação; no constructo Escola, a categoria cooperativa de pais foi a mais destacada, ficando a unidade de Barreiras com a melhor posição. Enfim, o Modelo de Avaliação proposto apresentou pertinência e mostrou condições de identificar as conexões dos fenômenos que integram o problema, revelando e decodificando a realidade em estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Cooperativa de pais | pt_BR |
dc.subject | Cooperativa de docentes | pt_BR |
dc.subject | Cooperativa mista | pt_BR |
dc.subject | Cooperative | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Hybrid cooperative | pt_BR |
dc.subject | Teachers? cooperative | pt_BR |
dc.subject | Parents? cooperative | pt_BR |
dc.title | Modelo de avaliação de cooperativa - escola: instrumental testado nas unidades escolares da Bahia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
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