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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorAssis, Alessandra Santos de-
dc.creatorAssis, Alessandra Santos de-
dc.date.accessioned2013-05-02T15:59:45Z-
dc.date.available2013-05-02T15:59:45Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10235-
dc.description218f.pt_BR
dc.description.abstractA educação brasileira tem passado por transformações, em especial a partir da exigência de formação em nível superior de professores da Educação Básica, estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n. 9.394, aprovada em 1996. Neste texto são apresentados resultados da investigação sobre as condições de interação e produção de informação e conhecimento, proporcionadas pela utilização de diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em cursos de formação em nível superior de professores da Educação Básica, ofertados por universidades públicas brasileiras, focalizando o que tais condições potencializam ou limitam em termos de organização dos professores em redes de colaboração. Considerando os princípios da pesquisa qualitativa em educação, foram analisados documentos produzidos por instâncias nacionais e estaduais, bem como as ações desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia, através da parceria entre o Município de Irecê e a Faculdade de Educação que concebeu e executou o Programa de Formação Continuada de Professores. O uso das tecnologias está articulado à formulação de um projeto político para a formação de professores da Educação Básica, considerando o conjunto de mudanças que podem ser observadas nos processos sociais na contemporaneidade, nos quais novos modos de agir, ser e pensar estão em construção. O estudo aponta que enfrentar o desafio de expansão do ensino superior sem descaracterizar os pilares da formação universitária do professor é uma ação que pode ser fortalecida quando a Universidade desencadeia um processo de intervenção social ampliada, alterando as condições de acesso e produção de informação entre esses sujeitos, ao mesmo tempo em que são reunidas sinergias para uma prática educativa integrada às ações culturais, sociais, políticas e econômicas, segundo uma dinâmica de relações sociais horizontais e descentralizadas, garantindo a construção de percursos singulares de formação, fortalecendo a dinâmica de ensinar e aprender e o trabalho docente em rede.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectEducacional technologypt_BR
dc.subjectSocial networkpt_BR
dc.titleProfessores em rede: o desafio das universidades públicas para a formação superior de professores da educação básica com o uso das tecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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