Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.advisor | Pais, José Machado | - |
dc.contributor.author | Falcão, José Luiz Cirqueira | - |
dc.creator | Falcão, José Luiz Cirqueira | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T20:29:49Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T20:29:49Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10203 | - |
dc.description | 408 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo principal criticar e propor elementos teórico-metodológicos para o trato com o conhecimento da capoeira no currículo de formação profissional a partir da análise da realidade de experiências com esta manifestação cultural em espaços educacionais formais e não-formais do Brasil e do Exterior. Esses elementos teórico-metodológicos concebem a capoeira como práxis qualificada pela noção de complexo temático e articulam os fundamentos da pesquisa-ação com as possibilidades pedagógicas: experimentação, problematização, teorização e reconstrução coletiva do conhecimento. Esta pesquisa integra a Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportes & Lazer (LEPEL) da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, cujo campo de interesse envolve problemáticas sobre formação de professores, prática pedagógica, trato com o conhecimento e políticas educacionais. Partimos de duas hipóteses que se articulam entre si. A primeira sustenta que o processo de internacionalização da capoeira vem promovendo expressiva movimentação de seus praticantes e contribuindo para a ressignificação dos seus códigos e valores. A segunda sustenta que o trato com o conhecimento da capoeira, no currículo de formação profissional, está submetido à lógica de organização do processo de trabalho pedagógico própria da escola capitalista, que assegura a sua reprodução através da formação de competências técnico-instrumentais e mentalidades conformadas. A pesquisa dividiu-se em quatro etapas articuladas entre si. As experiências analisadas expressam e muitas, freqüentemente, reproduzem, não mecanicamente, mas por mediações da prática pedagógica, as contradições sociais e a lógica destrutiva do capital evidenciando que, no trato com o conhecimento da capoeira, o significado que os sujeitos apreendem de suas práticas, emocionalmente compartilhadas, está vinculado à intensidade das interações e com a plenitude da experiência e, nessas práticas intersecionam, inequivocamente, as dimensões subjetivas, ético-políticas, históricas, culturais e econômicas da vida em sociedade. Com isso, aponta para o desafio de tratar o conhecimento da capoeira numa perspectiva auto-determinada, autônoma, solidária, reflexiva e crítica, e contribuir para a construção de um outro projeto histórico, para além do capital. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Trato com o conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Treating with knowledge | pt_BR |
dc.title | O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
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