Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.author | Melo, Caio Monteiro | - |
dc.creator | Melo, Caio Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T19:55:13Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T19:55:13Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10194 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é um estudo sobre a construção do corpo e da imagem dos docentes da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS – elaborados nos estúdios de televisão como objetos de culto e espetáculo da sociedade contemporânea. A partir de documentos institucionais e bibliográficos, apresentei em um pequeno histórico a origem da universidade e os motivos que a levaram a optar pelo ensino a distância televisivo para assim compreender a perspectiva da instituição sobre o estúdio de televisão e a elaboração do corpo e da imagem de seu docente na teleaula. Como resposta, a universidade incentiva a produção e o aperfeiçoamento da imagem dos docentes, o que faz com base em valores culturais que primam pelo embelezamento do corpo contemporâneo, como produto televisivo a ser consumido por seus alunos. A partir de sinalizações como essas, mediante entrevistas feitas com um grupo de dez docentes, estes puderam expor suas opiniões sobre como se veem e se constroem nos estúdios de televisão e o que tal prática acarreta em sua vida pessoal, na glamourização e espetacularização de sua imagem. As “vozes” foram sistematizadas em grupos temáticos, nos quais demonstraram o estranhamento e o fascínio de se verem na tela e as diferentes possibilidades de aperfeiçoamento, desde as alterações simples do corpo como cuidados com vestuário, penteado, maquiagem, uso de cremes, hábitos de higiene e dietas, até alterações como aplicação de botox e cirurgias plásticas, sempre com o objetivo de embelezar e revitalizar a aparência. Sob o efeito de espetacularização da imagem na tela, os docentes relataram em suas experiências, o assédio e o fascínio por parte de seus alunos na idealização de sua imagem, hiperrealizada pelos efeitos da natureza técnica do estúdio de televisão. Entre os desejos de aperfeiçoamento do corpo e da imagem constatei que a preocupação da UNITINS com a aparência dos docentes é atribuída a uma adequação da universidade ao universo dos estúdios de televisão, de modo que essa não seja sua maior prioridade, sendo posto como mais importante a competência de seus docentes para a elaboração de conteúdos didáticos e a formação de seus alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Espetáculo | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Estúdio | pt_BR |
dc.subject | UNITINS | pt_BR |
dc.subject | Spectacle | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Television studio | pt_BR |
dc.title | Aparências valorizadas e contornos sublinhados: a construção do corpo e da imagem do docente televisivo na Fundação Universidade do Tocantins | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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