Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, Maria Ornélia da Silveira | - |
dc.contributor.author | Malta, Arlene Andrade | - |
dc.creator | Malta, Arlene Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T17:31:01Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T17:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10181 | - |
dc.description | 151 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Dissertação versa sobre a atualidade e pertinência do estudo acerca do processo de escolarização de sujeitos adultos. A aprendizagem escolar destes educandos se constitui tema central e, nesta pesquisa, é investigada sob o enfoque da Etnopesquisa Crítica, a qual possibilita o estabelecimento de relações democráticas e democratizantes com os sujeitos investigados. Nesta perspectiva, trilham-se caminhos que vão desde a análise do processo de globalização, pelo enfoque da Educação Popular, passando pela forma como os vários sujeitos envolvidos na práxis conceituam e significam as suas aprendizagens, aproximando-se, por fim, de algumas possíveis articulações entre os saberes construídos por professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os saberes teóricos já produzidos e editados pela literatura que trata do processo de aprendizagem destes educandos; de outra maneira, podemos dizer que o trabalho busca promover espaços dialógicos para que os saberes dos especialistas comunguem com os saberes produzidos cotidianamente por professores e alunos da EJA. Editando polifonicamente os conteúdos gestados no processo de ensinar e de aprender no Programa de Educação e Cidadania (PEC), da Pró-Reitoria Comunitária, da Universidade Católica do Salvador, este trabalho busca, também, identificar falhas implementadas no direcionamento que nós, educadores, damos à aprendizagem escolar dos alunos adultos, criando brechas para a escuta de saberes que, emergidos da prática de sala, possam sinalizar para caminhos mais acertados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Multirreferencialidade | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Multirefenciality | pt_BR |
dc.subject | knowledge | pt_BR |
dc.subject | Transformation | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Dialogue | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem na educação de jovens e adultos: a emergência de diferentes saberes na re-significação de práticas escolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|