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dc.contributor.advisorAntoniazzi, Maria Regina Filgueiras-
dc.contributor.authorLeal Neto, Alberto Alvaro Vasconcelos-
dc.creatorLeal Neto, Alberto Alvaro Vasconcelos-
dc.date.accessioned2013-04-30T17:09:21Z-
dc.date.available2013-04-30T17:09:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10179-
dc.description102 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a trajetória de objetivação da proposta de educação profissional integrada ao ensino médio no Governo do presidente Lula da Silva – no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2008 – à luz da categoria trabalho. Partindo da revisão da literatura pertinente às áreas de Filosofia, Sociologia e Economia do Trabalho, juntamente com a produção acadêmica realizada por pesquisadores da área de Trabalho e Educação, destacamos a centralidade dessa categoria ao longo da história humana e como têm sido realizadas as conexões entre Trabalho e Educação no interior da escola de nível médio, com ênfase para a sociedade capitalista, hoje hegemônica. Em seguida, a partir da análise dos documentos oficiais, (leis, decretos, documento-base, etc.) que fundamentam e dão base jurídico-institucional para a materialização da proposta de educação profissional integrada ao ensino médio, nos seis anos do governo Lula, sinalizamos as possibilidades e os limites de efetivação dessa proposta, tendo em vista o legado deixado pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e as medidas até então adotadas em prol da integração entre formação básica e formação específica. Por fim, ao realizamos uma síntese da trajetória dessa modalidade de educação, verificamos que apesar do discurso e de algumas ações favoráveis a integração entre educação profissional e ensino médio, a objetivação dessa política pública no Governo Lula processa-se mediante um percurso ambíguo, marcado pelos antagonismos de classe, e que em sua essência não conseguiu modificar o horizonte produzido pela reforma educacional brasileira empreendida a partir da década de 1990.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação integradapt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectIntegrated educationpt_BR
dc.titleA educação profissional integrada ao ensino médio no Governo Lula: uma análise à luz da categoria trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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