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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Marli Geralda-
dc.contributor.authorSilva, José Carlos de Araujo-
dc.creatorSilva, José Carlos de Araujo-
dc.date.accessioned2013-04-30T16:40:07Z-
dc.date.available2013-04-30T16:40:07Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10174-
dc.description209 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva conhecer como funcionaram em seu cotidiano, as escolas de primeiras letras, criadas a partir do Decreto Imperial de 15 de outubro de 1827, escolas que foram criadas de acordo com esta lei, em todas as Vilas, municípios e locais populosos, e que funcionaram utilizando principalmente os métodos de ensino mútuo e simultâneo. Desta forma, estudamos como estas escolas foram criadas na cidade de salvador, e na sua hinterlândia, geralmente denominada Recôncavo, atentando para os fatores de ordem política, econômica e social que, por vezes, determinavam a decisão não só da criação de uma escola, como também o fechamento de outras. O estudo da aplicação cotidiana dos métodos de ensino utilizados nesse modelo escolar, também foi de suma importância para o entendimento da sociedade baiana do Recôncavo, em suas impressões e posturas acerca da educação, especialmente esse projeto, que postulou atender os segmentos mais pobres da população, almejando preparar trabalhadores aptos para uma sonhada industrialização, que por vários fatores culturais e estruturais, como a sobrevivência do trabalho escravo, não se efetivou. Por fim, acreditamos que a principal contribuição deste trabalho, consiste na caracterização dos agentes históricos que deram vida e voz a este modelo de instituição escolar, pudemos a partir de uma detida análise da documentação encontrada, conhecer realmente quem eram os professores e alunos dessas escolas, suas origens sociais, suas etnias, suas idades, suas dificuldades, seus ardis, suas vidas cotidianas, como também o que faziam e o que pretendiam da e na escola, assim, possibilitando estabelecer uma relação de conhecimento com as origens do ensino público de primeiras letras no Brasil recém-independente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRecôncavo baianopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÉcoles de premières lettrespt_BR
dc.subjectEducação luso-brasileiropt_BR
dc.subjectRecôncavopt_BR
dc.titleO recôncavo baiano e suas escolas de primeiras letras (1827 - 1852): um estudo do cotidiano escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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