https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10169
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação não-formal na marcha nacional pela reforma agrária: um estudo sobre a formação em movimento |
Autor(es): | Torres, Cristine Lima |
Autor(es): | Torres, Cristine Lima |
Abstract: | Esta pesquisa discute a educação não-formal no contexto da Marcha Nacional pela Reforma Agrária. Consiste em uma pesquisa histórica sobre a formação humana no processo da luta pela terra, buscando verificar estratégias educativas não-formais, com foco na cultura corporal e no lazer, tendo como base a oralidade, que re-significam os saberes populares. Buscou-se analisar algumas possibilidades de educação e aprendizagem, bem como estratégias utilizadas no processo da marcha, registrando a dinâmica educativa não-formal ocorrida durante este trajeto, descrevendo alguns de seus passos e a práxis pedagógica ali processada. Como metodologia da pesquisa, foi utilizada a pesquisa histórica, priorizando as fontes orais e imagéticas, e, como instrumentos, as entrevistas com militantes e filmagem da dinâmica organizativa que caracteriza a temática abordada. Conclui-se que ações educativas, como essas, são fundamentais e viabiliza a invenção de novas formas de sociabilidade. Sendo que o trabalho coletivo e democrático, a solidariedade, a valorização pela vida, a defesa do trabalho e do estudo são formas sociais que constituem um exercício de educação para a consciência crítica e emancipatória. |
Palavras-chave: | Educação não-formal Educação emancipatória Cultura corporal Lazer Non-formal education Emancipatory education Body culture Leisure |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10169 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Cristine Torres.pdf | 431,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.