Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10049
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Previdê cia e seguridade social do Brasil: uma análise do debate em torno da questão financeira e da viabiliade do sistema previdanciário atual
Autor(es): Sepulveda, Manoel Carneiro
Autor(es): Sepulveda, Manoel Carneiro
Abstract: O presente trabalho analisa o sistema previdenciário brasileiro, com foco na questão financeira. Busca-se investigar a realidade da Previdência Social Brasileira em face da ampla discussão, na mídia e na literatura especializada, acerca de seu aspecto financeiro. Percebe-se, pela revisão bibliográfica realizada, a existência de interpretações divergentes a respeito do ponto citado, ou seja: há uma visão, formada por certo grupo de autores, que preconiza a existência de déficit financeiro na previdência, defendendo a execução de reformas e mudanças estruturais; por outro lado, existe outra visão que defende a manutenção do sistema atual de previdência social e afirma que não existe déficit, devendo o sistema ser enxergado como parte de um todo, sendo este conjunto a Seguridade Social – conforme preceitua a lei. São expostos, no texto, os argumentos das duas visões conflitantes, sendo precedidos por uma introdução sobre a origem e os conceitos fundamentais da Previdência Social. Apesar de ambas as correntes apresentarem suas óticas de forma objetiva, conclui-se que a ótica ortodoxa cometeu alguns equívocos, analisando a previdência de modo similar a fundo privado, sem considerar o seu aspecto social.
Palavras-chave: Previdência social - Reformas
Seguridade social
Déficit
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10049
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOEL CARNEIRO SEPULVEDA.pdf396,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.