Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32914
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Violência simbólica da escola: uma revisão de conceitos
Authors: Logrado, Elaine Cristina Pereira
metadata.dc.creator: Logrado, Elaine Cristina Pereira
Abstract: A violência no cotidiano escolar tem se tornado uma grande preocupação da sociedade. Os seguimentos escolares em geral interpretam a violência de forma diferenciada e não é viabilizada nas instituições espaços para elucidar essa temática. De modo que entendemos ser necessária a investigação do conceito e da percepção da violência antes de qualquer tentativa de sua superação dentro da escola ou em contexto global. Consciente da sua dimensão, complexidade e principalmente da necessidade de discutir o tema: violência simbólica da escola: uma revisão de conceitos. O estudo procura definir o conceito de violência que é complexo e possui uma variabilidade de sentidos, destacando em especial de caráter simbólico praticada pela escola, apontada por Bourdieu e Passeron (1970). Serão discutidos os tipos de violência escolar e os aspectos ideológicos da escola. A realização deste trabalho ocorreu a partir de uma pesquisa bibliográfica que reúne autores diversos tais como: Pierre Bourdieu; Jean Claude Passeron; Louis Althusser; Miriam Abramovay; Angel Pino; Claudio M. Martins Nogueira; Alba Zaluar e outros que contribuem para o estudo acerca da violência da escola.
Keywords: Violência
Violência simbólica
Ideologia
Violência escolar
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32914
Issue Date: 1-Mar-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE CRISTINA PEREIRA LOGRADO.pdf229,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.