Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32754
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade.
Autor : Mogilka, Maurício
metadata.dc.creator: Mogilka, Maurício
Resumen : Este artigo tem intenção de discutir uma possível metodologia baseada no projeto ético-político libertador. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a reflexão e a estruturação metodológica de práticas em educação popular. Ele analisa as principais características do trabalho social com a população que tenha o projeto de libertação como referencia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social. O artigo conclui afirmando que: 1.propostas de práxis mais radicais precisam superar a desnecessária oposição modernidade x pós-modernidade, agregando elementos emancipatórios de ambos os movimentos;2. os mediadores críticos precisam desverticalizar as relações com os grupos populares; 3. precisamos desenvolver o otimismo crítico e superar o pessimismo que frequentemente acompanha atividade da crítica.
Palabras clave : Educação popular
Metodologias da libertação
Paradigmas de trabalho social
Popular education
Liberation methodologies
Paradigms of social work
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFMA
Citación : A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade. Revista Educação e Emancipação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, v. 13, n. 1, p. 82-98, abril 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32754
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade.pdf207,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.