Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31708
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Qualidade da água subterrânea utilizada para consumo humano no entorno do cemitério do campo Santo em Salvador/Ba
Autor : Santos, Aline Gomes da Silva dos
metadata.dc.creator: Santos, Aline Gomes da Silva dos
Resumen : Os cemitérios são áreas para disposição final de cadáveres humanos que ao longo do tempo se tornaram um potencial contaminante do solo e dos aqüíferos. A implantação em áreas ambientalmente vulneráveis é um fator agravante que pode comprometer ainda mais o solo e os aquíferos que uma vez contaminados pela ação da decomposição dos corpos sepultados, pode gerar risco à saúde humana para populações que utilizam água de poço para seu consumo no entorno destas áreas. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade da água subterrânea, inclusive de SAC e SAI (Sistemas de Abastecimento alternativo coletivo e individual para consumo humano) no entorno do cemitério do Campo Santo em Salvador-Bahia. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as questões acerca de contaminação por necrochorume e a identificação de poços no entorno do cemitério e seleção dos mesmos para coleta e análise de amostras de água. Estes poços, cisternas e minadouros foram selecionados mediante critérios como a proximidade, sepultamento por inumação, e índices de saturação (número de sepultamentos/ano), localização em área considerada vulnerável dentro da perspectiva geográfica e presença de moradias na circunvizinhança com uso de poços inclusive para consumo humano, fluxo superficial de água convergindo para região onde existem poços em atividade e utilizados como soluções alternativas de abastecimento de água. A coleta foi realizada nos períodos chuvoso e seco. Os parâmetros físico- químicos (turbidez, pH, cor aparente) e microbiológicos (E.coli, Clostridium perfringens) foram selecionados e adotados com base na legislação vigente que normatiza questões como uso da água subterrânea e potabilidade e nos parâmetros e biondicadores de contaminação por necrochorume. As análises foram feitas em laboratórios de referência e os resultados comparados com valores referenciais e parâmetros de potabilidade de acordo com a metodologia analítica dentro das normas nacionais mais recentes, tais como o Standard Methods of Examination of Water and Wastewater (APHA, 2005). Os resultados das análises microbiológicas e físico-químicas foram considerados indicativos de contaminação por necrochorume após confronto com os apresentados nas referências consultadas e com a legislação específica, verificando-se os parâmetros quantitativos e qualitativos. A escasssez de estudos voltados à contaminação ambiental por cemitérios em Salvador-BA torna relevante a detecção da influência do cemitério do Campo Santo na contaminação da área estudada e a possibilidade de risco à saúde no consumo da água subterrânea de soluções alternativas de abastecimento.
Palabras clave : Saúde ambiental
Cemitério
Necrochorume
Água subterrânea
Água para consumo humano
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31708
Fecha de publicación : 1-abr-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGSAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO corrigida final pdf.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.