Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31708
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade da água subterrânea utilizada para consumo humano no entorno do cemitério do campo Santo em Salvador/Ba
Autor(es): Santos, Aline Gomes da Silva dos
Autor(es): Santos, Aline Gomes da Silva dos
Abstract: Os cemitérios são áreas para disposição final de cadáveres humanos que ao longo do tempo se tornaram um potencial contaminante do solo e dos aqüíferos. A implantação em áreas ambientalmente vulneráveis é um fator agravante que pode comprometer ainda mais o solo e os aquíferos que uma vez contaminados pela ação da decomposição dos corpos sepultados, pode gerar risco à saúde humana para populações que utilizam água de poço para seu consumo no entorno destas áreas. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade da água subterrânea, inclusive de SAC e SAI (Sistemas de Abastecimento alternativo coletivo e individual para consumo humano) no entorno do cemitério do Campo Santo em Salvador-Bahia. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as questões acerca de contaminação por necrochorume e a identificação de poços no entorno do cemitério e seleção dos mesmos para coleta e análise de amostras de água. Estes poços, cisternas e minadouros foram selecionados mediante critérios como a proximidade, sepultamento por inumação, e índices de saturação (número de sepultamentos/ano), localização em área considerada vulnerável dentro da perspectiva geográfica e presença de moradias na circunvizinhança com uso de poços inclusive para consumo humano, fluxo superficial de água convergindo para região onde existem poços em atividade e utilizados como soluções alternativas de abastecimento de água. A coleta foi realizada nos períodos chuvoso e seco. Os parâmetros físico- químicos (turbidez, pH, cor aparente) e microbiológicos (E.coli, Clostridium perfringens) foram selecionados e adotados com base na legislação vigente que normatiza questões como uso da água subterrânea e potabilidade e nos parâmetros e biondicadores de contaminação por necrochorume. As análises foram feitas em laboratórios de referência e os resultados comparados com valores referenciais e parâmetros de potabilidade de acordo com a metodologia analítica dentro das normas nacionais mais recentes, tais como o Standard Methods of Examination of Water and Wastewater (APHA, 2005). Os resultados das análises microbiológicas e físico-químicas foram considerados indicativos de contaminação por necrochorume após confronto com os apresentados nas referências consultadas e com a legislação específica, verificando-se os parâmetros quantitativos e qualitativos. A escasssez de estudos voltados à contaminação ambiental por cemitérios em Salvador-BA torna relevante a detecção da influência do cemitério do Campo Santo na contaminação da área estudada e a possibilidade de risco à saúde no consumo da água subterrânea de soluções alternativas de abastecimento.
Palavras-chave: Saúde ambiental
Cemitério
Necrochorume
Água subterrânea
Água para consumo humano
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31708
Data do documento: 1-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO corrigida final pdf.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.