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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31163
metadata.dc.type: | Outros |
Título : | Avaliação de departamentos e melhoria contínua na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia |
Autor : | Jesus, Abel Ribeiro de Dumêt, Tatiana Bittencourt |
metadata.dc.creator: | Jesus, Abel Ribeiro de Dumêt, Tatiana Bittencourt |
Resumen : | Este artigo apresenta um processo inicial de avaliação (benchmarking) dos sete departamentos e de melhoria contínua que está sendo implementado na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Os dados dos sete departamentos foram coletados para divulgar informações para toda a escola. Além disso, foi pesquisada uma lista de ferramentas de melhoria contínua do TQM para escolher quais seriam implementadas e a ordem de implementação delas. Reuniões com os sete departamentos foram realizadas para realização de um Shake Down em busca de problemas / oportunidades de melhoria. Mais de 600 problemas foram listados e mais reuniões foram realizadas para priorizar os problemas. Foi organizado um seminário para professores, funcionários e algumas das principais lideranças de estudantes para aprovar a metodologia e escolher os principais problemas a serem trabalhados em 2019. Foram constituídos quatro comitês formados por professores, funcionários e algumas das lideranças estudantis. Foi produzido um ranking entre os sete departamentos composto por 13 indicadores. A priorização dos temas / problemas a serem trabalhados foram: Infraestrutura = 82%, Gestão = 55%, Recursos financeiros = 42%, Segurança = 38%, Falta de técnicos de laboratório = 35%, Relacionamento interpessoal = 19%, Compromisso e motivação = 9%, formação = 8%, falta de professores = 8%, comunicação = 7%, ensino = 5%, cursos de graduação e pesquisa = 3%, relações externas - 3%. Este artigo tem implicações práticas para outras escolas de engenharia/ politécnicas e universidades, pois muitas das descobertas podem ser partilhadas com elas. Este artigo pode iniciar a cooperação entre as 32 escolas de nossa universidade, com 45.000 estudantes, 2.500 professores em 125 cursos, o que pode levar a uma melhor compreensão e implementação da Melhoria Contínua em suas unidades e obter uma melhor avaliação no ranking anual das universidades. A originalidade deste estudo é que não existe, da nossa informação, outra Escola Politécnica pública com um programa de Melhoria Contínua como este no Brasil. Um enorme envolvimento foi realizado, pois a maioria dos 170 professores e 70 funcionários estava presente e participou dos brainstormings de problemas e ajudou a priorizá-los. |
Palabras clave : | Melhoria Contínua TQM Gestão Escola Politécnica Lean Seis Sigma |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31163 |
Fecha de publicación : | oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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AVALIAÇÃO-DEPARTAMENTOS-E-MELHORIA-CONTÍNUA-NA-ESCOLA-POLITÉCNICA-DA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DA-BAHIA.pdf | 315,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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