Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31163
Tipo: Outros
Título: Avaliação de departamentos e melhoria contínua na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Jesus, Abel Ribeiro de
Dumêt, Tatiana Bittencourt
Autor(es): Jesus, Abel Ribeiro de
Dumêt, Tatiana Bittencourt
Abstract: Este artigo apresenta um processo inicial de avaliação (benchmarking) dos sete departamentos e de melhoria contínua que está sendo implementado na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Os dados dos sete departamentos foram coletados para divulgar informações para toda a escola. Além disso, foi pesquisada uma lista de ferramentas de melhoria contínua do TQM para escolher quais seriam implementadas e a ordem de implementação delas. Reuniões com os sete departamentos foram realizadas para realização de um Shake Down em busca de problemas / oportunidades de melhoria. Mais de 600 problemas foram listados e mais reuniões foram realizadas para priorizar os problemas. Foi organizado um seminário para professores, funcionários e algumas das principais lideranças de estudantes para aprovar a metodologia e escolher os principais problemas a serem trabalhados em 2019. Foram constituídos quatro comitês formados por professores, funcionários e algumas das lideranças estudantis. Foi produzido um ranking entre os sete departamentos composto por 13 indicadores. A priorização dos temas / problemas a serem trabalhados foram: Infraestrutura = 82%, Gestão = 55%, Recursos financeiros = 42%, Segurança = 38%, Falta de técnicos de laboratório = 35%, Relacionamento interpessoal = 19%, Compromisso e motivação = 9%, formação = 8%, falta de professores = 8%, comunicação = 7%, ensino = 5%, cursos de graduação e pesquisa = 3%, relações externas - 3%. Este artigo tem implicações práticas para outras escolas de engenharia/ politécnicas e universidades, pois muitas das descobertas podem ser partilhadas com elas. Este artigo pode iniciar a cooperação entre as 32 escolas de nossa universidade, com 45.000 estudantes, 2.500 professores em 125 cursos, o que pode levar a uma melhor compreensão e implementação da Melhoria Contínua em suas unidades e obter uma melhor avaliação no ranking anual das universidades. A originalidade deste estudo é que não existe, da nossa informação, outra Escola Politécnica pública com um programa de Melhoria Contínua como este no Brasil. Um enorme envolvimento foi realizado, pois a maioria dos 170 professores e 70 funcionários estava presente e participou dos brainstormings de problemas e ajudou a priorizá-los.
Palavras-chave: Melhoria Contínua
TQM
Gestão
Escola Politécnica
Lean Seis Sigma
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31163
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO-DEPARTAMENTOS-E-MELHORIA-CONTÍNUA-NA-ESCOLA-POLITÉCNICA-DA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DA-BAHIA.pdf315,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.