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dc.contributor.authorJesus, Abel Ribeiro de-
dc.contributor.authorDumêt, Tatiana Bittencourt-
dc.creatorJesus, Abel Ribeiro de-
dc.creatorDumêt, Tatiana Bittencourt-
dc.date.accessioned2019-12-18T13:44:28Z-
dc.date.available2019-12-18T13:44:28Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31163-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um processo inicial de avaliação (benchmarking) dos sete departamentos e de melhoria contínua que está sendo implementado na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Os dados dos sete departamentos foram coletados para divulgar informações para toda a escola. Além disso, foi pesquisada uma lista de ferramentas de melhoria contínua do TQM para escolher quais seriam implementadas e a ordem de implementação delas. Reuniões com os sete departamentos foram realizadas para realização de um Shake Down em busca de problemas / oportunidades de melhoria. Mais de 600 problemas foram listados e mais reuniões foram realizadas para priorizar os problemas. Foi organizado um seminário para professores, funcionários e algumas das principais lideranças de estudantes para aprovar a metodologia e escolher os principais problemas a serem trabalhados em 2019. Foram constituídos quatro comitês formados por professores, funcionários e algumas das lideranças estudantis. Foi produzido um ranking entre os sete departamentos composto por 13 indicadores. A priorização dos temas / problemas a serem trabalhados foram: Infraestrutura = 82%, Gestão = 55%, Recursos financeiros = 42%, Segurança = 38%, Falta de técnicos de laboratório = 35%, Relacionamento interpessoal = 19%, Compromisso e motivação = 9%, formação = 8%, falta de professores = 8%, comunicação = 7%, ensino = 5%, cursos de graduação e pesquisa = 3%, relações externas - 3%. Este artigo tem implicações práticas para outras escolas de engenharia/ politécnicas e universidades, pois muitas das descobertas podem ser partilhadas com elas. Este artigo pode iniciar a cooperação entre as 32 escolas de nossa universidade, com 45.000 estudantes, 2.500 professores em 125 cursos, o que pode levar a uma melhor compreensão e implementação da Melhoria Contínua em suas unidades e obter uma melhor avaliação no ranking anual das universidades. A originalidade deste estudo é que não existe, da nossa informação, outra Escola Politécnica pública com um programa de Melhoria Contínua como este no Brasil. Um enorme envolvimento foi realizado, pois a maioria dos 170 professores e 70 funcionários estava presente e participou dos brainstormings de problemas e ajudou a priorizá-los.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMelhoria Contínuapt_BR
dc.subjectTQMpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEscola Politécnicapt_BR
dc.subjectLean Seis Sigmapt_BR
dc.titleAvaliação de departamentos e melhoria contínua na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

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AVALIAÇÃO-DEPARTAMENTOS-E-MELHORIA-CONTÍNUA-NA-ESCOLA-POLITÉCNICA-DA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DA-BAHIA.pdf315,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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