Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30179
metadata.dc.type: Tese
Título : Análise cognitiva do fenômeno da evasão no curso de licenciatura em computação: uma proposta de diagnóstico para o IFBA Campus Santo Amaro.
Autor : Ferreira, Joacir Simões
metadata.dc.creator: Ferreira, Joacir Simões
Resumen : A educação possui cada vez mais um importante papel como mediadora das transformações sociais no tocante a diversidade de problemas enfrentados pela sociedade, entretanto o fenômeno da evasão escolar torna-se cada vez mais um problema a ser considerado como fator crítico de sucesso nestas transformações. Este trabalho apresenta como tese, a utilização da metodologia de redes complexas a partir de dados e indicadores de índices de gestão, permite o diagnóstico do fenômeno da evasão. O problema de pesquisa estudado é: qual é a relação da evasão escolar com o caráter complexo dos agentes envolvidos? O trabalho partiu de duas hipóteses: deve existir relação entre a estrutura da grade curricular do curso no processo de evasão escolar, e a relação entre o caráter complexo dos agentes é um fator determinante para o processo de evasão do curso. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a interdependência entre os agentes envolvidos no espaço de educação do curso de licenciatura em computação. Como metodologia, adotou-se a análise cognitiva através da pesquisa documental e da análise fenomenológica, como forma de avaliar a interdependência entre os agentes envolvidos no espaço de educação do curso de Licenciatura em Computação do IFBA campus Santo Amaro entre os anos de 2010 e 2018, visando fornecer um diagnóstico documental sobre os dados de evasão e suas causas. Como autores fundantes, foram usados BURNHAM (2012) para conceitos de análise cognitiva, FREIRE (1987,1996) e GATTI (2010) para conceitos de educação, MORIN (1999) para conceitos de complexidade, e BARABASI (2003) E STROGATZ (2001) para conceitos de redes complexas.
ABSTRACT Education has an increasingly important role as mediator of social transformations in relation to the diversity of problems faced by society, however, the phenomenon of school dropout is increasingly a problem to be considered as a critical success factor in these transformations. This work presents as thesis, the use of the methodology of complex networks from data and indicators of management indices, allows the diagnosis of the phenomenon of evasion. The research problem studied is: what is the relationship between school dropout and the complex nature of the agents involved? The work started from two hypotheses: there must be a relationship between the structure of the course curriculum in the school dropout process, and the relationship between the complex character of the agents is a determining factor for the course avoidance process. The general objective of this work is to evaluate the interdependence between the agents involved in the education space of the licenciatura course in computing. As a methodology, cognitive analysis was adopted through documentary research and phenomenological analysis, as a way to evaluate the interdependence among the agents involved in the education space of the Licenciatura course in Computing of the IFBA campus Santo Amaro between the years 2010 and 2018, in order to provide a documentary diagnosis on the evasion data and its causes. As a founding author, BURNHAM (2012) was used for concepts of cognitive analysis, FREIRE (1987,1996) and GATTI (2010) for concepts of education, MORIN (1999) for concepts of complexity, and BARABASI (2003) AND STROGATZ (2001) for complex network concepts.
RESUMEN La educación tiene cada vez más un importante papel como mediadora de las transformaciones sociales en cuanto a la diversidad de problemas enfrentados por la sociedad, sin embargo el fenómeno de la evasión escolar se vuelve cada vez más un problema a ser considerado como factor crítico de éxito en estas transformaciones. Este trabajo presenta como tesis, la utilización de la metodología de redes complejas a partir de datos e indicadores de índices de gestión, permite el diagnóstico del fenómeno de la evasión. El problema de investigación estudiado es: ¿cuál es la relación de la evasión escolar con el carácter complejo de los agentes involucrados? El trabajo partió de dos hipótesis: debe existir relación entre la estructura de la cuadrícula curricular del curso en el proceso de evasión escolar, y la relación entre el carácter complejo de los agentes es un factor determinante para el proceso de evasión del curso. El objetivo general de este trabajo es evaluar la interdependencia entre los agentes involucrados en el espacio de educación del curso de licenciatura en computación. Como metodología, se adoptó el análisis cognitivo a través de la investigación documental y del análisis fenomenológico, como forma de evaluar la interdependencia entre los agentes involucrados en el espacio de educación del curso de Licenciatura en Computación del IFBA campus Santo Amaro entre los años 2010 y 2018, con el fin de proporcionar un diagnóstico documental sobre los datos de evasión y sus causas. En el caso de los autores fundantes, se utilizaron BURNHAM (2012) para conceptos de análisis cognitivo, FREIRE (1987,1996) y GATTI (2010) para conceptos de educación, MORIN (1999) para conceptos de complejidad, y BARABASI (2003) E STROGATZ (2001) para conceptos de redes complejas.
Palabras clave : Análise Cognitiva
Evasão Escolar
Sociedade da aprendizagem
Computação
Redes Complexas
Redes de computadores
Lincenciatura em computação
Sistemas complexos
Evasão escolar
Cognitive analysis
Degree in computation
Complex systems
School dropout
Análisis cognitivo
Licenciatura en computación
Sistemas complejos
Evasión escolar
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Doutorado Multi-institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30179
Fecha de publicación : 2-ago-2019
Aparece en las colecciones: Tese (PPGDC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese de Doutorado - Joacir Ferreira.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.