Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.authorFerreira, Joacir Simões-
dc.creatorFerreira, Joacir Simões-
dc.date.accessioned2019-08-02T11:24:36Z-
dc.date.available2019-08-02T11:24:36Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.date.submitted2018-12-20-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30179-
dc.description.abstractA educação possui cada vez mais um importante papel como mediadora das transformações sociais no tocante a diversidade de problemas enfrentados pela sociedade, entretanto o fenômeno da evasão escolar torna-se cada vez mais um problema a ser considerado como fator crítico de sucesso nestas transformações. Este trabalho apresenta como tese, a utilização da metodologia de redes complexas a partir de dados e indicadores de índices de gestão, permite o diagnóstico do fenômeno da evasão. O problema de pesquisa estudado é: qual é a relação da evasão escolar com o caráter complexo dos agentes envolvidos? O trabalho partiu de duas hipóteses: deve existir relação entre a estrutura da grade curricular do curso no processo de evasão escolar, e a relação entre o caráter complexo dos agentes é um fator determinante para o processo de evasão do curso. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a interdependência entre os agentes envolvidos no espaço de educação do curso de licenciatura em computação. Como metodologia, adotou-se a análise cognitiva através da pesquisa documental e da análise fenomenológica, como forma de avaliar a interdependência entre os agentes envolvidos no espaço de educação do curso de Licenciatura em Computação do IFBA campus Santo Amaro entre os anos de 2010 e 2018, visando fornecer um diagnóstico documental sobre os dados de evasão e suas causas. Como autores fundantes, foram usados BURNHAM (2012) para conceitos de análise cognitiva, FREIRE (1987,1996) e GATTI (2010) para conceitos de educação, MORIN (1999) para conceitos de complexidade, e BARABASI (2003) E STROGATZ (2001) para conceitos de redes complexas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Education has an increasingly important role as mediator of social transformations in relation to the diversity of problems faced by society, however, the phenomenon of school dropout is increasingly a problem to be considered as a critical success factor in these transformations. This work presents as thesis, the use of the methodology of complex networks from data and indicators of management indices, allows the diagnosis of the phenomenon of evasion. The research problem studied is: what is the relationship between school dropout and the complex nature of the agents involved? The work started from two hypotheses: there must be a relationship between the structure of the course curriculum in the school dropout process, and the relationship between the complex character of the agents is a determining factor for the course avoidance process. The general objective of this work is to evaluate the interdependence between the agents involved in the education space of the licenciatura course in computing. As a methodology, cognitive analysis was adopted through documentary research and phenomenological analysis, as a way to evaluate the interdependence among the agents involved in the education space of the Licenciatura course in Computing of the IFBA campus Santo Amaro between the years 2010 and 2018, in order to provide a documentary diagnosis on the evasion data and its causes. As a founding author, BURNHAM (2012) was used for concepts of cognitive analysis, FREIRE (1987,1996) and GATTI (2010) for concepts of education, MORIN (1999) for concepts of complexity, and BARABASI (2003) AND STROGATZ (2001) for complex network concepts.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN La educación tiene cada vez más un importante papel como mediadora de las transformaciones sociales en cuanto a la diversidad de problemas enfrentados por la sociedad, sin embargo el fenómeno de la evasión escolar se vuelve cada vez más un problema a ser considerado como factor crítico de éxito en estas transformaciones. Este trabajo presenta como tesis, la utilización de la metodología de redes complejas a partir de datos e indicadores de índices de gestión, permite el diagnóstico del fenómeno de la evasión. El problema de investigación estudiado es: ¿cuál es la relación de la evasión escolar con el carácter complejo de los agentes involucrados? El trabajo partió de dos hipótesis: debe existir relación entre la estructura de la cuadrícula curricular del curso en el proceso de evasión escolar, y la relación entre el carácter complejo de los agentes es un factor determinante para el proceso de evasión del curso. El objetivo general de este trabajo es evaluar la interdependencia entre los agentes involucrados en el espacio de educación del curso de licenciatura en computación. Como metodología, se adoptó el análisis cognitivo a través de la investigación documental y del análisis fenomenológico, como forma de evaluar la interdependencia entre los agentes involucrados en el espacio de educación del curso de Licenciatura en Computación del IFBA campus Santo Amaro entre los años 2010 y 2018, con el fin de proporcionar un diagnóstico documental sobre los datos de evasión y sus causas. En el caso de los autores fundantes, se utilizaron BURNHAM (2012) para conceptos de análisis cognitivo, FREIRE (1987,1996) y GATTI (2010) para conceptos de educación, MORIN (1999) para conceptos de complejidad, y BARABASI (2003) E STROGATZ (2001) para conceptos de redes complejas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Cognitivapt_BR
dc.subjectEvasão Escolarpt_BR
dc.subjectSociedade da aprendizagempt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectRedes Complexaspt_BR
dc.subjectRedes de computadorespt_BR
dc.subjectLincenciatura em computaçãopt_BR
dc.subjectSistemas complexospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectCognitive analysispt_BR
dc.subjectDegree in computationpt_BR
dc.subjectComplex systemspt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectAnálisis cognitivopt_BR
dc.subjectLicenciatura en computaciónpt_BR
dc.subjectSistemas complejospt_BR
dc.subjectEvasión escolarpt_BR
dc.titleAnálise cognitiva do fenômeno da evasão no curso de licenciatura em computação: uma proposta de diagnóstico para o IFBA Campus Santo Amaro.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMarques, Maria Inês Corrêa-
dc.contributor.refereesOliveira, Álvaro José de-
dc.contributor.refereesSouza, Lanara Guimarães de-
dc.contributor.refereesSousa, Leliana Santos de-
dc.contributor.refereesValença, Márcio Luís Araújo-
dc.contributor.refereesAragão, José Wellington Marinho de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doutorado Multi-institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado - Joacir Ferreira.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.