Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27023
metadata.dc.type: Dissertação
Título : UM OLHAR DIVIDIDO ENTRE O HORROR E O FASCÍNIO: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM ALFRED HITCHCOCK, A PARTIR DE VERTIGO, PSYCHO E MARNIE
Autor : Souza, Luiz Carlos de
metadata.dc.creator: Souza, Luiz Carlos de
Resumen : O trabalho que se segue pretende investigar a representação da violência contra a mulher enquanto componente fundamental das estratégias narrativas de construção do suspense hitchcoquiano ao longo dos anos 50 e 60. Para tanto, nos propomos à análise de três filmes emblemáticos do período, a saber: Vertigo (1958) Psycho (1960) e Marnie (1964). A geração de angústia no espectador, emoção base para a geração do suspense, localiza-se na dimensão da pulsão escópica, alimentada pela expectativa de que sejam oferecidas cenas nas quais o desejo sádico da audiência é satisfeito por uma configuração cinematográfica que elege, como componente fundamental da narrativa e do prazer do filme, imagens diretamente vinculadas ao padecimento e sofrimento da mulher.
Palabras clave : Teoria Feminista do Cinema
Violência contra a Mulher
Alfred Hitchcock
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27023
Fecha de publicación : 21-ago-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLITCULT)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.