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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Pisa no Dum: os dispositivos na Dança do Ventre
Autor : Sousa, Thais
metadata.dc.creator: Sousa, Thais
Resumen : A pesquisa identifica os fatores que modelam a configuração da Dança do Ventre e seu modo de composição, sobretudo na circunstância da improvisação. Para tanto, examina os princípios organizativos da composição da Dança do Ventre e os dispositivos de poder que comandam a sua conformação. O processo de criação e composição da Dança do Ventre é regido por ‘princípios organizativos’ (ROSA, 2010) ditados pela música. Os elementos que compõem a música árabe atuam sobre a Dança do Ventre estabelecendo uma espécie de regramento que acaba por determinar a sua composição à semelhança dos dispositivos de poder observados por Agamben (2009). Neste sentido, e de forma análoga, a composição da Dança do Ventre é, capturada pelo som. A chamada ‘Leitura Musical’ empreendida para improvisação na Dança do Ventre guarda similaridades com método didático elaborado por Rolf Gelewski (1973;1975), chamado Estruturas Sonoras (I e II), em que propõe o estudo da relação entre música e movimento para a dança e aplicação desta relação na improvisação. Outros fatores – o Orientalismo, o fundamentalismo e o capitalismo – agem ainda como dispositivos de poder definindo a configuração da Dança do Ventre.
Palabras clave : Dança do Ventre
Leitura Musical
Improvisação
Dispositivo
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGDança
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23949
Fecha de publicación : 10-ago-2017
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGDANCA)

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