Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schaffner, Carmen Paternostro | - |
dc.contributor.author | Sousa, Thais | - |
dc.creator | Sousa, Thais | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-10T20:22:13Z | - |
dc.date.available | 2017-08-10T20:22:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-10 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23949 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa identifica os fatores que modelam a configuração da Dança do Ventre e seu modo de composição, sobretudo na circunstância da improvisação. Para tanto, examina os princípios organizativos da composição da Dança do Ventre e os dispositivos de poder que comandam a sua conformação. O processo de criação e composição da Dança do Ventre é regido por ‘princípios organizativos’ (ROSA, 2010) ditados pela música. Os elementos que compõem a música árabe atuam sobre a Dança do Ventre estabelecendo uma espécie de regramento que acaba por determinar a sua composição à semelhança dos dispositivos de poder observados por Agamben (2009). Neste sentido, e de forma análoga, a composição da Dança do Ventre é, capturada pelo som. A chamada ‘Leitura Musical’ empreendida para improvisação na Dança do Ventre guarda similaridades com método didático elaborado por Rolf Gelewski (1973;1975), chamado Estruturas Sonoras (I e II), em que propõe o estudo da relação entre música e movimento para a dança e aplicação desta relação na improvisação. Outros fatores – o Orientalismo, o fundamentalismo e o capitalismo – agem ainda como dispositivos de poder definindo a configuração da Dança do Ventre. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança do Ventre | pt_BR |
dc.subject | Leitura Musical | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Dispositivo | pt_BR |
dc.title | Pisa no Dum: os dispositivos na Dança do Ventre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Camargo, Giselle | - |
dc.contributor.referees | Moura, Gilsamara | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.