Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23949
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Pisa no Dum: os dispositivos na Dança do Ventre
Authors: Sousa, Thais
metadata.dc.creator: Sousa, Thais
Abstract: A pesquisa identifica os fatores que modelam a configuração da Dança do Ventre e seu modo de composição, sobretudo na circunstância da improvisação. Para tanto, examina os princípios organizativos da composição da Dança do Ventre e os dispositivos de poder que comandam a sua conformação. O processo de criação e composição da Dança do Ventre é regido por ‘princípios organizativos’ (ROSA, 2010) ditados pela música. Os elementos que compõem a música árabe atuam sobre a Dança do Ventre estabelecendo uma espécie de regramento que acaba por determinar a sua composição à semelhança dos dispositivos de poder observados por Agamben (2009). Neste sentido, e de forma análoga, a composição da Dança do Ventre é, capturada pelo som. A chamada ‘Leitura Musical’ empreendida para improvisação na Dança do Ventre guarda similaridades com método didático elaborado por Rolf Gelewski (1973;1975), chamado Estruturas Sonoras (I e II), em que propõe o estudo da relação entre música e movimento para a dança e aplicação desta relação na improvisação. Outros fatores – o Orientalismo, o fundamentalismo e o capitalismo – agem ainda como dispositivos de poder definindo a configuração da Dança do Ventre.
Keywords: Dança do Ventre
Leitura Musical
Improvisação
Dispositivo
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGDança
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23949
Issue Date: 10-Aug-2017
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.