Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19974
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escuta sensível como prática docente na educação infantil
Autor(es): Santana, Jozania Ferreira de
Autor(es): Santana, Jozania Ferreira de
Abstract: Este trabalho aborda uma pesquisa sobre a escuta sensível na pratica docente do cotidiano na educação infantil. Compreender que para obter uma educação infantil de qualidade é preciso que o educador permita as crianças ser protagonista durante a prática pedagógica. Entender que o diálogo e a escuta sensível do professor pode colaborar na construção da autonomia das crianças, permitir e transformar em sujeito de direito. Participaram da pesquisa 25 crianças em uma escola comunitária de Camaçari de tempo integral. No desenvolvimento teórico foram abordados: Carla Rinaldi; Rener Barbier; Loris Malaguzzi. E por fim, os resultados alcançados do trabalho demonstram a participação das crianças como participantes autônomos. Palavras chaves: Criança; Educação Infantil; Escuta Sensível
Palavras-chave: Criança
Educação infantil
Escuta sensível
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19974
Data do documento: 3-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jozania Tcc.pdf645,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.