Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19974
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A escuta sensível como prática docente na educação infantil |
Authors: | Santana, Jozania Ferreira de |
metadata.dc.creator: | Santana, Jozania Ferreira de |
Abstract: | Este trabalho aborda uma pesquisa sobre a escuta sensível na pratica docente do cotidiano na educação infantil. Compreender que para obter uma educação infantil de qualidade é preciso que o educador permita as crianças ser protagonista durante a prática pedagógica. Entender que o diálogo e a escuta sensível do professor pode colaborar na construção da autonomia das crianças, permitir e transformar em sujeito de direito. Participaram da pesquisa 25 crianças em uma escola comunitária de Camaçari de tempo integral. No desenvolvimento teórico foram abordados: Carla Rinaldi; Rener Barbier; Loris Malaguzzi. E por fim, os resultados alcançados do trabalho demonstram a participação das crianças como participantes autônomos. Palavras chaves: Criança; Educação Infantil; Escuta Sensível |
Keywords: | Criança Educação infantil Escuta sensível |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Educação Pré-Escolar |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19974 |
Issue Date: | 3-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jozania Tcc.pdf | 645,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.