Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19973
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Vamos brincar de ler?: construindo pontes para o mundo da leitura na educação infantil |
Autor : | Gama, Niclécia Ferreira |
metadata.dc.creator: | Gama, Niclécia Ferreira |
Resumen : | O presente trabalho tem como tema principal o papel da leitura de história para a formação de novos leitores, a partir de três anos de idade, quando a criança parece construir significados a partir do uso dos livros infantis. A relevância deste tema deve-se ao fato de que as histórias lidas podem favorecer ou não o interesse pela leitura e pelas obras literárias desde os primeiros contatos com os livros, que inicialmente são incorporados à vivência infantil como brinquedos, que são manuseados, experimentados e que a posteriori podem vir a se tornar objetos significativos para as experiências de leitura. Desse modo, a minha questão de pesquisa é: As crianças do Grupo 3 desenvolvem, nas interações com os livros literários, o gosto pela leitura enquanto brincam de ler? A partir desse questionamento, os objetivos são investigar os etnométodos que as crianças utilizam para interagir com os livros que gostam de “brincar de ler”; identificar as histórias preferidas pelo grupo; analisar os comportamentos leitores das crianças pequenas à luz das teorias subjacentes. Para fundamentar estas discussões, tomei para o referencial teórico os seguintes autores: PIAGET (2007); PIAGET e INHELDER (2006); VYGOTSKY (2014), KISHIMOTO (2011) e ABRAMOVICH (1997). Visando revelar a questão de pesquisa, optei pela metodologia de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Assim, a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, por se apresentar como uma pesquisa de base qualitativa voltada para o conhecimento das ordens sociais e culturais em organização, revelou-se mais adequada. A análise dos resultados revelou que as crianças nos seus processos de interação elaboram discursos, atribuem sentidos e constroem pontes interlocutivas de acesso ao mundo da leitura. Os resultados aqui apresentados podem contribuir com as instituições de Educação Infantil, à medida em que valorizam os atos de leitura praticados pelas crianças e pelos leitores mais experientes como pontes para a inserção na cultura literária, tendo as crianças como sujeitos ativos e participativos desses atos. |
Palabras clave : | Educação infantil Leitura Imaginação Formação de leitores |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Educação Pré-escolar |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19973 |
Fecha de publicación : | 3-ago-2016 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VAMOS BRINCAR DE LER - CONSTRUINDO PONTES PARA O MUNDO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | 668,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.