Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19973
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vamos brincar de ler?: construindo pontes para o mundo da leitura na educação infantil
Autor(es): Gama, Niclécia Ferreira
Autor(es): Gama, Niclécia Ferreira
Abstract: O presente trabalho tem como tema principal o papel da leitura de história para a formação de novos leitores, a partir de três anos de idade, quando a criança parece construir significados a partir do uso dos livros infantis. A relevância deste tema deve-se ao fato de que as histórias lidas podem favorecer ou não o interesse pela leitura e pelas obras literárias desde os primeiros contatos com os livros, que inicialmente são incorporados à vivência infantil como brinquedos, que são manuseados, experimentados e que a posteriori podem vir a se tornar objetos significativos para as experiências de leitura. Desse modo, a minha questão de pesquisa é: As crianças do Grupo 3 desenvolvem, nas interações com os livros literários, o gosto pela leitura enquanto brincam de ler? A partir desse questionamento, os objetivos são investigar os etnométodos que as crianças utilizam para interagir com os livros que gostam de “brincar de ler”; identificar as histórias preferidas pelo grupo; analisar os comportamentos leitores das crianças pequenas à luz das teorias subjacentes. Para fundamentar estas discussões, tomei para o referencial teórico os seguintes autores: PIAGET (2007); PIAGET e INHELDER (2006); VYGOTSKY (2014), KISHIMOTO (2011) e ABRAMOVICH (1997). Visando revelar a questão de pesquisa, optei pela metodologia de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Assim, a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, por se apresentar como uma pesquisa de base qualitativa voltada para o conhecimento das ordens sociais e culturais em organização, revelou-se mais adequada. A análise dos resultados revelou que as crianças nos seus processos de interação elaboram discursos, atribuem sentidos e constroem pontes interlocutivas de acesso ao mundo da leitura. Os resultados aqui apresentados podem contribuir com as instituições de Educação Infantil, à medida em que valorizam os atos de leitura praticados pelas crianças e pelos leitores mais experientes como pontes para a inserção na cultura literária, tendo as crianças como sujeitos ativos e participativos desses atos.
Palavras-chave: Educação infantil
Leitura
Imaginação
Formação de leitores
CNPq: Educação
Educação Pré-escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19973
Data do documento: 3-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAMOS BRINCAR DE LER - CONSTRUINDO PONTES PARA O MUNDO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf668,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.